No período de 16 a 20 de setembro, a Childhood Brasil, em parceria com as empresas Stora Enso, Veracel Celulose, o Instituto Tribos Jovens e as prefeituras dos municípios de Porto Seguro, Santa Cruz Cabrália e Eunápolis, promove o “Curso de prevenção à violência sexual contra crianças e adolescentes” para gestores municipais, profissionais do Sistema de Garantia de Direitos e representantes dos conselhos municipais e tutelares.
O primeiro módulo do curso foi realizado em junho deste ano e reuniu 183 profissionais da região da Costa do Descobrimento da Bahia. Já nesta segunda etapa, a previsão é de que esse numero de participantes amplie, considerando o comprometimento e participação dos gestores dos três municípios. A programação tem uma carga horária de 40 horas/aula, discutindo temáticas importantes para o serviço de prevenção e proteção à infância como: criança, adolescente e família; sexualidade; violência sexual; cuidado com o cuidador, marco normativo, políticas públicas, rede de proteção e composição de um comitê gestor e elaboração de um projeto local.
Para se ter uma ideia, uma das metas já alcançadas na execução do Projeto Proteção em Rede é a criação de um Comitê Gestor composto por representantes do poder público; secretarias municipais de Assistência Social, Educação, Saúde e de Turismo; Ministério Público; poder Judiciário; Segurança; Conselhos de Direitos e Tutelares e a sociedade civil. Os objetivos do Comitê são elaborar e implementar os Planos Municipais de Enfrentamento ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes.
SERVIÇO / PROGRAMAÇÃO: