Projeto Porto Seguro Rosa é oficialmente lançado

Projeto Porto Seguro Rosa é oficialmente lançado
Fotos: Divulgação

A 8º edição do Porto Seguro Rosa foi apresentada na manhã de terça-feira, 06 de outubro, na Câmara de Vereadores. Com a participação do público em menor quantidade, tendo em vista o cumprimento dos protocolos de saúde, por ocasião do contexto atual no enfrentamento à pandemia da covid-19, o evento teve objetivo de reforçar a convocação das mulheres para o cuidado com as mamas e o colo do útero no combate ao câncer.

Rosa em prol da vida

Marcada por decoração e blusa rosa, seguindo os procedimentos sanitários, por meio do uso da máscara e distanciamento, sob o slogan “Prevenir é uma das melhores formas de lutar”, a abertura da solenidade destacou-se pela apresentação artística cultural da bailarina Dênilly Sampaio Viana de Souza, com música alusiva a campanha em favor da vida e bem estar feminino.

Mesa Diretora

Para compor a mesa, liderada pela prefeita municipal, Cláudia Oliveira, demais autoridades compareceram ao encontro: secretário de saúde, Kerrys Ruas, vereador Bibi Ferraz, superintendente interina da atenção básica, Thais Barbosa, diretora programa saúde da mulher, Vanessa Trevisol e a diretora do TFD, Shirley Rocha.

Em seu pronunciamento, a gestora Cláudia Oliveira fez questão de enfatizar os avanços obtidos com o exitoso projeto Porto Seguro Rosa nos 8 anos de execução, desenvolvendo ampliação ao acesso dos exames de mamografia, ultrassom, visando o rastreamento preventivo e diagnóstico na fase inicial para os casos confirmados, bem como a disponibilização do oportuno tratamento e assistência.

“Só tenho a agradecer a todos os profissionais ao meu lado pelo empenho para que a saúde em nossa cidade se tornasse referência no avanço dos atendimentos e serviços no programa saúde da mulher, o que traz grande alegria. O Porto Seguro Rosa é um legado da administração em 8 anos, pois trouxe reais melhorias na prevenção do câncer de mama, com mais de 25 mil mamografias e toda assistência de tratamento, contando com uma rede de serviços para a saúde da mulher através do SUS. Deixo aqui a minha gratidão aos incontáveis colaboradores que, de modo incansável, humanitário, tem doado o melhor para a qualidade de vida das mulheres”, afirma.

Porto Seguro Rosa em números

A diretora da pasta da mulher, Vanessa Trevisol, trouxe indicadores atualizados sobre as ações implementadas no Porto Seguro Rosa, a exemplo do registro de 25 mil exames de mamografia, com a marca de 46 mil exames citopatológicos do colo do útero realizados nos últimos 8 anos.

Outra informação relevante é que durante o mês de outubro, as unidades de saúde irão ampliar a oferta de ultra som para as mulheres 25 e 64 anos , com exame preventivo de câncer de colo de útero e solicitação de mamografia para as mulheres na faixa etária de 50 e 69 anos.

Caminhada

Após o encerramento oficial do evento na Câmara de Vereadores, cumprindo as normas preventivas de segurança no enfrentamento à COVID-19, a tradicional caminhada pela vida percorreu os principais trechos do centro da cidade, num número reduzido, como forma de alertar a sociedade para a importante campanha de prevenção do câncer de mama.

Confira as fotos abaixo:

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui