Projeto Planos da Mata convida para curso online e gratuito sobre o PMMA

Projeto Planos da Mata convida para curso online e gratuito sobre o PMMA
Projeto Planos da Mata convida para curso online e gratuito sobre o PMMA. Foto: Ascom

Lançado em março deste ano, o projeto “Planos da Mata” visa estruturar a governança local e, de forma participativa, viabilizar a construção de Planos Municipais de Conservação e Recuperação da Mata Atlântica (PMMA) em 35 municípios onde a Suzano, referência global na fabricação de bioprodutos desenvolvidos a partir do cultivo de eucalipto, atua na Bahia, Espírito Santo, Minas Gerais e São Paulo. Realizado pela Fundação SOS Mata Atlântica, com o apoio da Suzano, o projeto convida interessados(as) em atuar nos PMMA nestes municípios a participarem gratuitamente do curso on-line voltado à elaboração e implementação dos planos, disponível até 20 de setembro. Durante o projeto, haverá também oficinas presenciais, com a participação da sociedade civil local, destinadas à construção participativa do instrumento do PMMA. Inscrições e mais informações sobre o curso on-line podem ser acessadas no portal www.pmma.etc.br.

Outra ação neste mês é a oficialização das parcerias com os Prefeitos dos municípios participantes. Serão realizadas Cerimônias para lançamento oficial da parceria do projeto com os representantes municipais,  de forma virtual, nos dias 18 de agosto com os municípios de São Paulo, 19 de agosto com os do Espírito Santo e Minas Gerais, e no dia 20 de agosto com os municípios da Bahia.

O objetivo do projeto é sensibilizar e qualificar atores locais para atuarem na elaboração e monitoramento da implementação do instrumento, oferecendo ferramentas de gestão e de participação social fundamentais para apoiar a efetividade da governança sobre políticas públicas de conservação, recuperação e uso sustentável da Mata Atlântica, como o PMMA.

Com o protagonismo desta iniciativa conjunta, o projeto espera ampliar os esforços para gestão qualificada do território, envolvendo a sociedade na construção de soluções transformacionais que ajudem na conservação, restauração, uso sustentável da biodiversidade, em um cenário de emergência climática, favorecendo a criação de um ambiente socialmente justo, ambientalmente amigável, economicamente viável e promissor nos municípios envolvidos.

A iniciativa contempla nove municípios na Bahia (Alcobaça, Caravelas, Ibirapuã, Itamaraju, Lajedão, Mucuri, Nova Viçosa, Prado e Teixeira de Freitas); sete no Espírito Santo (Aracruz, Conceição da Barra, Montanha, Cachoeiro de Itapemirim, Pedro Canário, Pinheiros e São Mateus); quatro em Minas Gerais (Ladainha, Poté, Malacacheta e Teófilo Otoni); e 15  em São Paulo (Alumínio, Angatuba, Capão Bonito, Guararema, Itapetininga, Itapeva, Itararé, Itatinga, Jacareí, Jambeiro, Paraibuna, Pilar do Sul, Santa Branca, Salesópolis e São Luiz do Paraitinga).

A partir do projeto Planos da Mata, a SOS Mata Atlântica, que já promoveu a recuperação de mais de 42 milhões de árvores nativas da Mata Atlântica, espera potencializar os esforços para manutenção do bioma. Segundo dados do Atlas da Mata Atlântica, o bioma conta hoje com apenas 12,4% da sua cobertura original e iniciativas como o Planos da Mata são fundamentais para melhorar esse índice.

”A elaboração e a implementação dos Planos Municipais da Mata Atlântica, de forma participativa por meio dos Conselhos Municipais de Defesa do Meio Ambiente, além de alavancar as ações de restauração do bioma fortalecem a governança e engajam a sociedade na busca de soluções para a agenda de adaptação às mudanças climáticas nas cidades”, afirma Malu Ribeiro, diretora de políticas públicas da SOS Mata Atlântica.

”A Suzano espera ampliar os esforços para recuperação da Mata Atlântica a partir da construção dos Planos Municipais de maneira integrada com a sociedade civil organizada local e o poder público municipal, e assim contribuir para alavancar a agenda de restauração do bioma nestes municípios ”, destaca Marcelo Gomes, gerente de Sustentabilidade da Suzano.

Para saber mais sobre a iniciativa acesse: www.pmma.etc.br – PMMA – Planos Municipais da Mata Atlântica

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui