O projeto contará com a exibição de filmes, palestras e seminários sobre técnicas de audiodescrição
Com o intuito de possibilitar o acesso de deficientes visuais à arte cinematográfica, a Prefeitura Municipal de Vitória da Conquista e a Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia/Uesb promoverão a 2ª edição do projeto “Leitura de Olhos Fechados a imagem traduzida em palavras”.
O evento foi tema de destaque na manhã desta segunda-feira, 2, durante uma reunião realizada no Gabinete Civil entre a equipe do Governo Municipal e a idealizadora e coordenadora do projeto, Mônica Lacerda.
O Leitura de Olhos Fechados está previsto para ser realizado a partir deste mês, com sessões gratuitas de filmes, curtas e longas, ficção e documentários, utilizando a áudiodescrição, recurso que consiste na descrição objetiva de imagens, que em conjunto com falas originais, permite a compreensão integral da narrativa audiovisual. Os seminários e as oficinas de introdução à técnica da áudiodescrição estão previstos para serem realizados a partir do mês de maio.
Nessa 2ª edição, o Leitura de Olhos Fechados acontecerá com grandes novidades, a exemplo da aquisição de impressoras em braile, audiobooks e equipamentos de multimídia, como telão e data show. Os equipamentos serão doados para a Associação Conquistense de Integração do Deficiente/Acide. Outra novidade desta edição será a expansão do projeto. Neste ano, a exibição de filmes em audiodescrição, bem como os seminários e as palestras também acontecerão no município de Jequié.
De acordo com Mônica Lacerda, o Leitura de Olhos Fechados contribui para acessibilidade e independência dos participantes. “É um projeto que fomenta a discussão sobre a audiodescrição e promove a inclusão e a acessibilidade, não apenas do deficiente visual, mas também dos analfabetos, idosos e das pessoas com dislexia ou com dificuldade de leitura”, certificou. “É um projeto novo muito bom e bastante abrangente”, destacou o prefeito, Guilherme Menezes.
O projeto Leitura de Olhos Fechados é uma realização da Prefeitura Municipal de Vitória da Conquista e da Uesb, com patrocínio da Oi, por meio do programa de fomento a cultura Fazcultura.
Saiba mais sobre a audiodescrição – Os recursos audiodescritivos consistem na descrição clara e objetiva de todas as informações compreendidas visualmente e que não estão contidas nos diálogos, como expressões faciais e corporais e informações sobre o ambiente, figurinos, efeitos especiais e mudanças de tempo e espaço. Também consiste na leitura de créditos, títulos ou qualquer informação escrita na tela.
A audiodescrição promove a acessibilidade e permite a inclusão de pessoas com deficiência visual em cinema, teatro e programas de televisão.