Projeto Jovem aprendiz forma mais uma turma em Teixeira de Freitas

Depois de quatro meses de aprendizagem, os 28 alunos do Projeto Jovem Aprendiz, receberam seus respectivos diplomas na noite desta quarta-feira, 6 de abril, durante um cerimonial realizado no auditório da Câmara Municipal de Teixeira de Freitas.

No total foram 400 horas de preparação para que os formandos alcançassem o objetivo final: serem inseridos no mercado de trabalho.

Flávio Guimarães, presidente do Sindicato do Comércio Varejista e Atacadista de Teixeira de Freitas (Sincomércio), adiantou que os formandos já são funcionários do comércio e com carteira assinada. O Sincomércio é a principal instituição local parceira do projeto. Ainda de acordo com Flávio, esta é a segunda turma formada pelo Jovem Aprendiz em Teixeira de Freitas.

“Estou muito feliz por ter participado do projeto e, acima de tudo, ter conquistado meu primeiro emprego”, contou o jovem Jorge Rodrigues, 18 anos.

A cerimônia de formatura contou com a presença de diversas representatividades do município, dentre eles o juiz da Vara da Infância e Juventude, Agenildo Fernandes; o comandante do 13.° Batalhão de Polícia Militar, tenente coronel Antônio Barbosa Neto; e o presidente da Câmara Municipal, vereador Luís Henrique Ressurreição, o Lula.

A coordenadora do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac) e o representante do Ministério do Trabalho, Sérgio Aoki, também participaram do cerimonial.

Sérgio Aoki, que é auditor fiscal, lembrou, durante pronunciamento, a importância do cumprimento da Lei de Aprendizagem, que já existe desde o ano 2000 e que só agora passou a ser cumprida em Teixeira de Freitas, devido à fiscalização do Ministério do Trabalho.

A Lei de Aprendizagem possibilita a realização do curso estabelecendo que pelo menos 5% do quadro funcional das empresas sejam preenchidos pelos jovens aprendizes.

O juiz Agenildo Fernandes destacou o valor do projeto e falou da falta de iniciativas na cidade voltadas para questões da socialização dos jovens.

Muitos jovens possuem o desejo de trabalhar cedo para poder ajudar nas despesas de casa e dividir isso com seus pais, mas a maioria não tem oportunidade por ser jovem e não possuir experiência. O Governo Federal, então, criou vários programas para ajudá-los na busca do primeiro emprego – a exemplo do Jovem Aprendiz, feito em parceria com o Senai, que tem como objetivo ampliar as chances de emprego e facilitar sua entrada no mercado de trabalho.

O programa é realizado em parceria com diversas empresas. Para participar basta estar dentro dos requisitos pedidos – como ter de 14 a 24 anos e estar matriculado na rede pública de ensino, sendo ele médio ou técnico. Não é preciso se preocupar com relação a horário, visto que o programa se adequa aos horários das aulas dos jovens. Quem tiver com dificuldade para arrumar um emprego cedo, o programa é uma ótima escolha.

Para quem deseja participar deve ficar alerta, pois as vagas são limitadas, então é preciso atenção com relação a datas de inscrição e número de vagas – em Teixeira de Freitas as inscrições para terceira turma já começou. O programa Jovem Aprendiz contrata os jovens com vínculo formal de trabalho e oferece diversas vantagens para quem estiver associado ao programa, dando todos os benefícios trabalhistas que são comuns e necessários. São 24 mil matrículas gratuitas que são oferecidas para a capacitação de jovens aprendizes pelos cursos do Senai.

Fonte: Sulbahianews

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui