Projeto incentiva o judô como esporte para integrantes de projetos sociais

Projeto incentiva o judô como esporte para integrantes de projetos sociais

Crianças e adolescentes do Assentamento São José, no km 18, às margens da BA-001, e da Curva do Leão, em Canavieiras, estão sendo beneficiados com o “Projeto Marway de Judô”. A iniciativa é mantida há cerca de dois anos através de parceria firmada por uma empresa privada, a Fazenda Marway, e a Associação Nissei de Judô.

Um dos idealizadores do projeto, Tárcio Mateus Pinheiro, conta que despertou o interesse de levar o esporte para crianças e adolescentes carentes quando obteve a graduação de Faixa Roxa de Judô pela Academia Nissei. E o incentivo veio justamente da Associação Nissei de Judô, instituição ligada à academia onde treinava.

Segundo Tárcio Pinheiro, ao perceber a importância dos projetos sociais desenvolvidos pela Associação Nissei de Judô e reconhecer a necessidade das crianças do km 18 e Curva do Leão, propôs ao Sensei Edmerson Simplício conceberem um projeto para atender àquelas comunidades que possuíam diversas famílias carentes.

De pronto, contou com o apoio e orientações do Sensei Índio e não demorou muito até realizar o primeiro treinamento na sede do projeto, localizado na Fazenda Marway. Inicialmente, o projeto começou os trabalhos com 25 crianças, em 2012, número que é mantido até hoje com alunos na faixa etária entre os seis e 15 anos.

Com a evolução dos treinamentos, já foram realizados dois exames de faixa, com certificação da Associação Nissei de Judô. “Atualmente, os judocas têm o privilégio de participar de uma Academia que é hoje referência em todo o estado da Bahia, e que conta com professores de alto nível”, ressalta Tárcio.

Através de processo constante de desenvolvimento, vários atletas do Projeto Marway de Judô têm se destacado em competições em nível nacional. “O nosso programa de treinamento tem sido responsável pelo alto desempenho desses atletas, que transformaram o judô canavieirense numa referência em todo o estado da Bahia”, comemora Tárcio.

Mas o rendimento dos atletas pode ser mensurado não só no esporte, mas também é visível na mudança do comportamento e no crescimento pessoal que tiveram desde que passaram a praticar o judô. De todos os atletas matriculados são cobrados bom desempenho escolar e comportamental para poderem participar dos treinamentos.

Explica, Tárcio, que os recursos investidos na manutenção do projeto vem da iniciativa privada, a exemplo da Fazenda Marway e da Associação Nissei de Judô, que não medem esforços para dar continuidade à realização do grande benefício que o judô fez na vida das crianças participantes do projeto. “É um trabalho que demonstra que todos têm responsabilidade social e investir na comunidade em que vivem”, concluiu Tárcio Pinheiro.

 

29-05-2014 (WR)

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui