O evento acontecerá nesta terça e quarta (13 e 14) no Hotel Solar do Imperador e reunirá os integrantes do grupo gestor da cidade
Depois da oficina de sensibilização realizada pelo Instituto Marca Brasil em Porto Seguro, a cidade receberá nesta terça e quarta, 13 e 14 de julho, o workshop “A liderança no planejamento e gestão do destino indutor”. O evento visa dar continuidade às ações do projeto e vai reunir os integrantes do grupo gestor da cidade.
Para Ana Clévia Guerreiro, coordenadora geral de regionalização do Ministério do Turismo, o trabalho que está sendo desenvolvido na Gestão dos 65 Destinos Indutores é qualitativo, consistente e agrega valor aos destinos. “O IMB selecionou excelentes consultores que estão ajudando os grupos gestores a absorverem os conceitos que norteiam o projeto e também aprendendo a trabalhar em grupo”, avalia.
De acordo com Daniela Bitencourt, diretora do Instituto Marca Brasil, entidade que dá apoio na gestão do Gestão dos 65 Destinos Indutores, o objetivo do workshop é promover o alinhamento dos atores locais sobre a importância da gestão do turismo e o exercício da liderança. “Esse é um trabalho fundamental para o sucesso do projeto e para o desenvolvimento do turismo em cada município. A idéia é ampliar os conhecimentos sobre planejamento estratégico, gestão do turismo, liderança, fortalecendo a governança dos destinos e a interrelação desses com as regiões”, avalia.
O workshop terá duração de 12 horas e abordará temas como: as tendências nas organizações, as funções e papéis do líder, as políticas de turismo, o planejamento, a gestão do turismo, entre outros.
Gestão dos 65 Destinos Indutores – Definidos para terem prioridades nos investimentos técnicos e financeiros do Ministério do Turismo, os 65 Destinos Indutores foram escolhidos a partir da sugestão de 87 locais (roteiros) que possuíam infraestrutura básica e turística bem como atrativos qualificados capazes de trazer e distribuir turistas para as próprias cidades e seu entorno. O projeto está sob a gestão do Marca Brasil desde o início de 2009 e consiste em instituir um sistema de gestão nos planos de ações dos 65 destinos indutores do turismo, capacitando os atores locais para fortalecimento da governança e ampliação dos conhecimentos postos sobre planejamento estratégico. Concomitantemente, está prevista a animação de uma rede de trabalho, que mantenha a troca de informações em dinâmica constante e eficiente, além de monitoria das ações executadas e da construção de um aplicativo a ser utilizado pela internet visando agilidade do processo de planejamento e execução.
Serviço
O que: Workshop “A liderança no planejamento e gestão do destino indutor”.
Quando: 13 e 14 de julho
Onde: Hotel Solar do Imperador
Endereço: Estrada do Aeroporto, nº 317
Fonte: Bianca Enomura / Fábrica de Comunicação