Projeto estudantil contribui para ampliar arborização em Bom Jesus da Lapa

Projeto estudantil contribui para ampliar arborização em Bom Jesus da Lapa
Projeto estudantil contribui para ampliar arborização em Bom Jesus da Lapa. Foto: Divulgação

Estudantes do Colégio Estadual São Vicente de Paulo, em Bom Jesus da Lapa, estão envolvidos com o Projeto À Sombra do Ipê, que desde 2015 vem sendo realizado com o intuito de desenvolver a consciência socioambiental nos jovens e na comunidade local, uma vez que a atividade não se limita aos muros da escola. A ação visa, sobretudo, colaborar com o aumento do nível de arborização urbana do município do Oeste baiano. Como produto do projeto nasceu o Viveiro Educador, através do qual os alunos plantam as mudas doadas pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente em bairros da cidade.

Nesta edição, participam as turmas das 1ª e 2ª séries do Programa de Educação Integral (PROEI), sob a orientação dos professores coordenadores Lécio de Assis, Fabiana Leão e Dalva Costa. Os educadores contam que À Sombra do Ipê nasceu a partir da percepção da comunidade escolar sobre a carência de parques e de árvores frondosas em avenidas, ruas e nos estacionamentos públicos na zona urbana de Bom Jesus da Lapa. “As árvores existentes nas vias públicas, muitas vezes, são podadas de forma agressiva, comprometendo o desenvolvimento saudável da planta, além do grande número de lacunas e da presença de espécies exóticas ao bioma da região que está em área de transição do cerrado e da caatinga”, relata Lécio.

O projeto tem como ponto de partida o mapeamento das áreas a serem atendidas, seguido de visitas estudantis às ruas do bairro escolhido, com ida de porta em porta apresentando o projeto e perguntando os moradores se desejam que seja plantada uma muda em frente à sua residência ou seu estabelecimento comercial. Caso a resposta seja positiva, os alunos preenchem um cadastro e o morador se compromete a cuidar da muda. Após esse levantamento, explica o professor Lécio, o número correspondente de mudas é solicitado à Secretaria Municipal de Meio Ambiente e, em seguida, é feito o agendamento do plantio. Depois de um tempo, as equipes retornam ao local para avaliar se as mudas se desenvolveram ou se morreram e, no caso, a reposição de uma nova muda é feita.

Jôse Mariane de Souza Lima, 15, 2⁰ ano, fala sobre a sua participação no projeto. “É uma experiência incrível, uma honra estar inserida nesse trabalho que traz tantos benefícios para o meio ambiente, promove qualidade de vida e que vai beneficiar as próximas gerações. Entendi todo o contexto científico e os objetivos do projeto e levei a teoria para prática ao abordamos os moradores, apresentando e explicando o projeto, o que me ajudou também na oratória. Foi a primeira vez que participei de um projeto do gênero e agregou bastante na minha jornada acadêmica. Aqui, em Bom Jesus da Lapa, temos ruas, como a do Banco do Brasil, e bairros com a marca do nosso projeto que já tem nove anos e só cresce, o que me deixa muito feliz”.

O colega Éric Jesus da Silva, 17, 3º ano, também conta como está sendo a sua experiência. “É maravilhosa e muito gratificante fazer parte de uma ação que só me traz felicidade e aprendizados sobre a importância da arborização. Meus professores Lécio e Fabiana têm um papel muito importante na realização desse trabalho. Minhas palavras, hoje e sempre, são amor e gratidão”.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui