Porto Seguro: Projeto Educando com a Horta Escolar é referência para o mundo

O Projeto Educando com a Horta Escolar, no município de Porto Seguro, já é uma referência para o mundo. Por isso, uma comitiva internacional e uma de consultores do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) estarão na cidade entre os dias 1º e 2 de dezembro para conhecer as boas práticas do programa, presente em 32 escolas e 6 aldeias indígenas do município, aliando, na prática, o meio ambiente e a boa alimentação às atividades pedagógicas.

Durante a visita, as comitivas, composta por representantes da área de educação e de movimento sociais, visitarão as hortas das escolas indígenas da Reserva da Jaqueira e da Aldeia de Juerana. Também participarão de um almoço na creche São Sebastião, onde conhecerão o cardápio da Agricultura Familiar e os itens que são servidos no cotidiano da alimentação escolar do município.

De acordo com a lei federal 11.947, do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAI), 30% dos recursos devem ser investidos na Agricultura Familiar, o que também despertou a curiosidade dos visitantes que querem acompanhar os processos de colheita, higienização e entrega nas escolas dos itens provenientes deste tipo de agricultura. “Vamos promover encontro com as cooperativas, expor alimentos e discutir o tema”, explicou Tatiana Longo, coordenadora do Projeto Educando com a Horta Escolar no município de Porto Seguro.

Para o segundo dia de visitação a Porto Seguro, está prevista a realização do seminário “Programa de Alimentação Escolar Sustentável: Princípios e Organização”, que será um amplo fórum de debates e troca de experiências entre os visitantes, os representantes do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) e a Secretaria de Educação de Porto Seguro. A comitiva internacional levará as experiências do Brasil, especialmente de Porto Seguro, para implantação do projeto em seus países.

O prefeito de Porto Seguro, Gilberto Abade, deverá acompanhar a comitiva, pois prioriza as melhorias na merenda escolar do município, hoje referências para todo o Brasil e até para o mundo. “A vinda desta comitiva é a prova de que estamos no caminho certo e de que nossas crianças estão aprendendo na prática, dentro das escolas, a importância da boa alimentação e dos cuidados com a preservação do meio ambiente”, declarou.

IV Seminário do Projeto Educando com a Horta Escolar

Após a visitação dos estrangeiros, representantes das escolas municipais de Porto Seguro participação do IV Seminário do Projeto Educando com a Horta Escolar, no dia 3 de dezembro. Além do balanço das ações do ano e da elaboração das metas para 2012, estão previstas palestras com a coordenadora nacional do FNDE, Najla Veloso, e com o consultor nacional de nutrição do FNDE, Juarez Calil.

O Projeto Educando com a Horta Escolar foi concebido com a finalidade de intervir na cultura alimentar e nutricional dos escolares, com base no entendimento de que é possível promover a educação integral de crianças, adolescentes e jovens de escolas e comunidades do seu entorno, por meio das hortas escolares incorporando a alimentação nutritiva, saudável e ambientalmente sustentável como eixo gerador da prática pedagógica. A iniciativa tem apoio da FAO (Food and Agriculture Organization – Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação), e do Ministério da Educação por meio do FNDE.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui