Projeto de Turismo Costa das Baleias inicia ações com representantes regionais

Projeto de Turismo Costa das Baleias inicia ações com representantes regionais
Programa do Sebrae foi retomado após três anos de atividades suspensas. Foto Ascom

O Extremo Sul da Bahia é privilegiado por ter belíssimas praias, que atraem turistas de diferentes lugares do Brasil e do mundo. Para apoiar e fomentar o turismo nessa região, o Sebrae em Teixeira de Freitas retomou o Projeto de Turismo Costa das Baleias, que estava há três anos suspenso, envolvendo as cidades litorâneas Prado, Alcobaça, Nova Viçosa, Mucuri e Caravelas.

Em uma reunião que aconteceu na sede do Sebrae em Teixeira de Freitas com representantes dos município   projeto deve ser construído junto com os participantes.

Já temos algumas ações agendadas, como a pesquisa de mercado que vai acontecer durante o Carnaval para entender o público que visita a região. Mas outras serão debatidas durante os encontros com os representantes, pensadas em conjunto, para que os resultados obtidos sejam realmente os mais satisfatórios”, afirma.

Na apresentação, Flávio Rios, gestor do projeto, apontou que a estratégia inicial é fortalecer as instâncias de governança regional e municipal, com os Conselhos Municipais de Turismo e a Câmara de Turismo, e oferecer ações de mercado, acesso a crédito e inovação para as empresas.

Com apoio de consultorias e pesquisas, queremos orientar e apoiar ações com o objetivo de melhorar o posicionamento na categorização dentro do Mapa do Turismo Brasileiro”, explica.

O projeto

Nas atividades que compõem o projeto, os municípios participantes terão consultorias com reuniões mensais para fomentar a estruturação e atuação das Instâncias de Governança, além de apoio a gestores municipais de turismo no planejamento e execução de ações estratégicas.

O consultor Gilney Lopes aponta que um dos pontos que serão trabalhados é o fortalecimento dos Conselhos Municipais de Turismo. “Essas Instâncias de Governança não podem acabar com o fim de um mandato municipal. É por isso que devem ser formadas por representantes do governo, do terceiro setor e empresários”, defende.

Depois da reunião, já ficaram marcadas as datas do Café com Turismo em cada uma das cidades participantes, oportunidade que vai oferecer palestras e possibilitar o diálogo entre os atores envolvidos. No dia 12 de março. será no Prado, no dia 13. em Nova Viçosa e Mucuri, no dia 14. em Alcobaça e no dia 15 em Mucuri.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui