Entusiasmados pela proposta do Projeto Aleluia Ilhéus, que será realizado no feriado da Semana Santa, entre os dias 28 e 31 de março, os municípios como Itacaré e Una já manifestaram ao Sebrae a intenção de promover eventos no mesmo formato. Segundo a coordenadora regional do Sebrae, Claudiana Figueiredo, o Projeto Aleluia Ilhéus “já está fazendo escola na região”, pois traz uma transformação no conceito de eventos na região e até em nível nacional.
Um dos objetivos gerais do projeto destacado pela coordenadora é ter a cultura e a criatividade como elo de desenvolvimento econômico. “Nossas perspectivas com a realização do projeto são gigantescas no que diz respeito à valorização da cultura local, em seus saberes e fazeres, na divulgação da cultura e da identidade local, tanto para quem visita quanto para a comunidade”.
O Projeto Aleluia Ilhéus também se conceitua como um evento que fortalecerá os micros e pequenos negócios de Ilhéus e cidades circunvizinhas. Claudiana ressalta que o projeto extrapola os limites do evento, através, por exemplo, da capacitação dos empreendedores, que ensina a forma ideal de atendimento ao público, o cálculo justo dos preços dos produtos, questões de higiene; conhecimentos que serão levados adiante. “Esse é mais um novo conceito na região: tudo caminha em uma transversalidade. Não é o evento pelo evento simplesmente, é o legado que o projeto vai deixar para o município”, afirma.
Secretaria de Comunicação Social (Secom) Ilhéus – 08.03.2013