A Suzano, maior produtora mundial de celulose e referência global na fabricação de bioprodutos a partir do eucalipto, recebeu mais de 40 profissionais da educação, saúde e assistência social, para a realização do Seminário de Boas Práticas do Programa Suzano de Educação (PSE). O encontro aconteceu no dia 4 de dezembro, na unidade de Mucuri, e teve o objetivo de apresentar os trabalhos e conquistas realizados nas cidades de Alcobaça, Caravelas, Mucuri, Nova Viçosa e Prado, durante o ano de 2024.
Representantes dos municípios, dentre gestores e técnicos das secretarias municipais, compartilharam diversas práticas bem sucedidas a fim de unir as expertises e esforços, e superar os desafios de forma colaborativa. O evento ainda contou com café da manhã, apresentação cultural de cordéis pela professora Aparecida Fanticeli, de Nova viçosa, almoço e visita guiada às instalações da fábrica da Suzano.
A secretária de Educação de Prado, Keliane de Oliveira Gouvêa
Já o secretário de Assistência Social de Alcobaça, Cleonilton José Alcantara de Azevero, destaca a importância da atuação conjunta das secretarias. “Um diferencial deste programa é a atuação intersetorial, que traz a perspectiva de articular as ações da educação com a saúde e a assistência social, criando estratégias em conjunto e não isoladas”, diz.
Os municípios participantes do encontro compõem o Arranjo de Desenvolvimento da Educação (ADE) Abr’Olhos. Além da Bahia, o programa conta com outros arranjos no Espírito Santo, Mato Grosso do Sul e Maranhão, que também realizaram seminários entre os meses de novembro e dezembro. Os ADEs são constituídos por municípios que têm proximidade geográfica e características semelhantes, favorecendo a troca de experiências e atuação intermunicipal.
“A estrutura do programa está organizada em três grandes estratégias: na colaboração territorial por meio dos arranjos locais; na Gestão Educacional e Escolar, que prevê a formação dos profissionais e o fomento da gestão democrática; e na Participação Social, que visa a atuação conjunta das equipes das secretarias municipais e o diálogo com a sociedade”, explica a coordenadora do programa, Angela Luiz Lopes.
Para o consultor de Relacionamento Social da Suzano, Elton Ray Silva Santiago, desde a criação do programa, em 2020, os municípios estão avançando na construção de políticas públicas. “É muito gratificante ver os resultados que já estamos colhendo e os primeiros impactos da formação do PSE no território. Observa-se um avanço importante em relação ao nível de engajamento e articulação dos trabalhos das equipes dos municípios, quando comparado ao início da implementação do programa”, completa.
O programa é uma iniciativa da Suzano, em parceria com as Prefeituras, e apoio técnico dos parceiros implementadores: Comunidade Educativa CEDAC e Associação Cidade Escola APRENDIZ. Para conhecer mais sobre o Programa Suzano de Educação, basta acessar a página oficial, no endereço https://
Conheça algumas iniciativas dos municípios apresentadas no encontro:
Formação continuada numa perspectiva sistêmica (Mucuri) – Iniciativa que leva formação continuada aos profissionais de educação municipais e estudantes por meio de formas criativas e viáveis, como reuniões on-line. O objetivo é superar as limitações, como localização geográfica, e garantir que todos tenham acesso a formação de qualidade.
Mapeamento das aprendizagens (Alcobaça) – Município criou uma ferramenta de avaliação para realizar o diagnóstico de todos as escolas, nas turmas de 2º, 5º, 6º e 9º anos, com o objetivo de identificar e analisar os níveis de aprendizagem dos estudantes da rede, bem como planejar as estratégias de intervenções adequadas a cada aluno.
Projeto institucional de leitura e escrita (Prado) – Plano de incentivo a leitura, que abrange todas as séries iniciais, e visa promover a formação de uma cultura leitora, pensamentos críticos e aumento de repertório teórico dos estudantes da rede municipal, permitindo assim o crescimento intelectual e processo contínuo de aprendizagem.
Busca ativa como estratégia de combate à exclusão escolar (Alcobaça) – Acompanhamento de jovens em situação de exclusão escolar, como reuniões institucionais para conhecimento das demandas e possibilidades de intervenções; visitas domiciliares e diagnóstico da situação; visitas multiprofissionais; direcionamento para setores específicos, entre outras ações.
Articulações intersetoriais no enfrentamento ao trabalho infantil e fortalecimento do Programa Saúde na Escola (Prado) – Implantação de práticas intersetoriais para promoção da saúde nas escolas municipais e enfrentamento ao trabalho infantil, identificando as experiências, os fatores facilitadores e restritivos ao processo de construção de estratégias e intervenções.