Programa Suzano de Educação inclui nove municípios e passa a atuar em 34 cidades em 2021

Iniciativa já contribuiu com a educação mais de 200 mil estudantes da rede pública nos estados da BA, ES, MA, MS, PA e SP

Programa Suzano de Educação inclui nove municípios e passa a atuar em 34 cidades em 2021
Programa Suzano de Educação inclui nove municípios e passa a atuar em 34 cidades em 2021. Foto: Reprodução

Suzano, referência global na fabricação de bioprodutos desenvolvidos a partir do cultivo de eucalipto, contribui para melhorar a qualidade do ensino público no País por meio do Programa Suzano de Educação (PSE). Neste ano, a iniciativa foi ampliada para mais nove municípios, passando de 25 para 34 cidades atendidas em apenas um ano, o que representa um aumento de 36% no escopo de atuação.

O Programa Suzano de Educação apoia as redes de ensino a partir de processos formativos com diretores, coordenadores pedagógicos, professores e profissionais das secretarias municipais de Educação, de Assistência Social e de Saúde, com foco no desenvolvimento integral dos estudantes. A metodologia parte de um diagnóstico educacional e da priorização de desafios comuns de grupos de municípios que integram os Arranjos de Desenvolvimento da Educação (ADE) e que juntos constroem soluções para a melhoria da educação no território.

O PSE já beneficiou mais de 200 mil estudantes da rede pública de ensino em cerca de 900 escolas municipais. A iniciativa está vinculada à meta de longo prazo da Suzano de aumentar o IDEB (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica) em 40% nos municípios prioritários.

Neste ano, com ampliação da metodologia, além de trabalhar diretamente com as equipes da Secretaria de Educação, o programa também atuará com diretores e coordenadores das escolas, além dos(as) professores(as) de língua portuguesa (anos finais) e de matemática (anos iniciais e finais) por meio de cursos de ensino à distância (EAD). Outro destaque para o Programa em 2021 é a integração direta de novos atores ao eixo de participação social, com representantes da Secretaria de Saúde e de Assistência Social, potencializando as ações com as famílias e comunidades no território.

 “A implementação do Programa Suzano de Educação tem um potencial de assegurar o direito à educação de qualidade e formação continuada, incentivando à autonomia não apenas dos estudantes, mas de toda a comunidade. Nós queremos ir além dos muros das escolas, trazendo a assistência social e a saúde, de modo a entender a criança e o adolescente em sua integralidade, pois acreditamos que só é bom para nós se for bom para o mundo e que não existe melhor forma de melhorar o presente e o futuro da nossa sociedade do que investir em educação”, ressalta Marcelo Gomes da Silva Pereira, gerente de Sustentabilidade da Suzano.

No final de 2020, foi lançado o primeiro e-book de Boas Práticas do programa em que foram reunidas as ações e experiências dos gestores educacionais em ADE – Arranjos de Desenvolvimento da Educação –, que se destacaram no período. Ainda no último ano, o PSE realizou ações de suporte ao processo de transição para o ensino remoto.

Também foram realizados encontros virtuais de inclusão, como o Café com Libras – parceria entre escolas da Bahia e do Maranhão –, para o compartilhamento de vivências de pessoas surdas no ambiente escolar. Além disso, a partir das páginas oficiais da ação no Facebook, são divulgados conteúdos educativos para apoiar professores, estudantes e famílias no desafio de ensinar e estudar em casa durante a quarentena. As postagens são feitas por gestores, escolas e lideranças comunitárias e o perfil traz ainda conteúdo sobre saúde, cultura, esporte, lazer e assistência social.

De acordo com Valquíria Duarte Linhares, técnica de participação social de Conceição da Barra em 2020, parte de um dos ADES do Espírito Santo, a chegada do Programa Suzano de Educação e os desafios trazidos pela pandemia fizeram com que a importância da participação social ficasse mais evidente. “Queremos formar um grupo forte, resiliente, capaz de criar uma teia de mobilizadores”, afirma.

Para saber mais sobre o Programa Suzano de Educação, assista ao vídeo Institucional sobre a iniciativa da companhia no Youtube: https://www.youtube.com/watch?v=FkrJhcAF4rw

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui