Programa Despertar realiza formação de professores em Itamaraju

alt

Dando seguimento ao programa Despertar/Senar, que foi aderido pelo município, em convênio com o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR), professores das escolas municipais do campo da cidade de Itamaraju participaram do curso de formação promovido pela Secretaria Municipal de Educação.

O evento aconteceu no auditório da Câmara Municipal de Vereadores, e contou com a presença de pais, alunos e professores. O curso foi aplicado através do consultor do núcleo 2 do Programa Despertar. O palestrante Roger Magalhães abordou o tema: Em nossas mãos um desafio. Durante o dia foram discutidas diversas ações e formas de mobilizar a população a contribuir de maneira sustentável para o desenvolvimento correto da população, reduzindo os impactos ambientais e promovendo responsabilidade ambiental.

O município de Itamaraju conta com 11 escolas, 166 professores e 1.507 alunos incluídos no Programa, que tem como objetivo realizar educação profissional e promoção social das pessoas do meio rural, contribuindo para a melhoria da qualidade de vida e o desenvolvimento das famílias.

Segundo o coordenador Israel Oliveira, o município deu um grande passo na busca pela responsabilidade social através da educação, na continuidade das atividades do Programa Despertar/Senar-Ba, como também com a parceria com professores e equipe gestora das instituições de ensino.

O Programa Depertar/Senar – BA dialoga nos municípios com os programas federais Mais Educação, PNAIC,PSE, Educando com a Horta, CAT e outros, “é muito importante trabalhar a educação ambiental, pois só conseguiremos resultados satisfatórios se houver mudança de atitude, as quais devem começar pelos alunos que adquirem conhecimentos nas escolas e os levam para a família” concluiu Israel.

Apesar da falta de recursos nas prefeituras de todo o território baiano, após os cortes nos repasses feitos aos municípios, que fez com que diminuísse o número de municípios inscritos no Programa, a iniciativa da gestão de Itamaraju mostra o compromisso com a educação. O Programa Despertar/Senar é dividido em 09 núcleos, totalizando 76 municípios que fizeram o convênio com o Senar. Itamaraju está inserida no núcleo 02, junto com Prado, Alcobaça, Teixeira de Freitas, Camacan, Itapebi e Una.

Por Henrique Peixoto /ASCOM de Itamaraju 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui