Programa Bahia sem fogo intensificará ações de combate à incêndios florestais

A Secretaria estadual do Meio Ambiente (Sema) fará a entrega, já nos próximos dias, dos kits de combate a incêndio florestal que serão usados no ataque às queimadas na Chapada Diamantina e oeste baiano. Os conjuntos de equipamentos foram adquiridos pelo Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema) em regime emergencial para intensificar a ação dos combatentes nas regiões afetadas pelo fogo e se juntarão aos 300 kits já entregues este ano pela Sema.

O secretário estadual do Meio Ambiente, Eugênio Spengler, anunciou a entrega de mais 600 kits no último final de semana, em viagem de vistoria ao oeste e a Chapada Diamantina. Spengler sobrevoou áreas atingidas por queimadas para constatar os estragos causados pelo fogo. “As queimadas trazem prejuízos, não só ambientais, mas também para a saúde pública e para a economia do Estado”, avalia Spengler, que viajou em companhia da diretora de Fiscalização do Inema, Lúcia Gonçalves.

Na Chapada Diamantina o fogo atingiu cerca de 15 mil hectares da Área de Proteção Ambiental (APA) Serra do Barbado, onde estão localizados o pico mais alto do Nordeste , o Pico do Barbado, com 2.033 metros de altitude e as nascentes de três importantes rios ,Paraguaçu, São Francisco e rio de Contas.

Já no oeste, o corpo de bombeiros e o Inema já registraram mais de 100 focos de incêndios. Eugênio Spengler foi a um destes focos e acompanhou o trabalho dos combatentes do Corpo de Bombeiros. As áreas que atualmente sofrem com as queimadas são de difícil acesso, por isso o combate está sendo feito com auxílio de dois helicópteros do Grupamento Aéreo da Polícia Militar (Graer) e de mais uma aeronave de monitoramento para identificação dos pontos de queimadas. “A partir desta vistoria será possível traçar ações de reforço para os próximos dias em parceria com o Corpo de Bombeiros”, afirma Eugênio Spengler.

Bahia sem Fogo – A aquisição dos kits de combate a incêndio florestal integra o programa Bahia sem fogo, do Governo da Bahia, que além de desenvolver ações efetivas de combate ao fogo, também trabalhar com ações de educação ambiental e fiscalização, através de visitas às comunidades, orientando os produtores rurais sobre os prejuízos causados pelas queimadas ilegais para o plantio.

O trabalho de combate ao fogo envolve o esforço de 125 brigadistas voluntários, 75 homens do Corpo de Bombeiros, além de outros 55 militares mobilizados para entrar em ação ainda esta semana. “O calor intenso que tem se apresentado este ano tem dificultado o trabalho dos bombeiros, brigadistas e voluntários, por isso, a chegada desses kits representa um importante reforço”, disse o tenente coronel Miguel Filho, do Corpo de Bombeiros.

Voluntários – Mais de 800 pessoas entre bombeiros, brigadistas e pessoas da sociedade civil estão trabalhando em regime integral para combater os focos de incêndio nas regiões do oeste e Chapada Diamantina.

Para Maria Jacinta de Oliveira, brigadista voluntária, da região do Oeste, os equipamentos que serão entregues, vão ajudar muito no trabalho de campo. “Esses EPI`s vão auxiliar no combate aos incêndios, principalmente porque hoje temos uma grande deficiência nessa área e isso contribuirá nos momentos críticos, que vamos a campo apagar o fogo”, explicou.

Brigadista há 27 anos, Homero Vieira, mais conhecido na Chapada como ‘velho urso’, procura passar para os filhos e vizinhos a importância da preservação das matas e dos animais que ali habitam. “Trabalhamos muito com a sensibilização da população para o cuidado com a vegetação, na prevenção de focos de incêndio, realizando mutirões, palestras nas escolas e prefeituras da região”, acrescentou.

Para a técnica de fiscalização do Inema, Fabíola Cotrim, todas as ações podem ser fortalecidas com o apoio da sociedade civil. “Com a ajuda da comunidade, através das denúncias, e das organizações sociais, e ainda por meio da conscientização ambiental, poderemos diminuir sensivelmente o número de focos de incêndio”, pontuou.

 

Fonte: Ascom/Sema

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui