Profissionais de saúde do ES vieram a Teixeira de Freitas conhecer o “Melhor em Casa”

Profissionais de saúde do ES vieram a Teixeira de Freitas conhecer o “Melhor em Casa”
Profissionais de saúde do ES vieram a Teixeira de Freitas conhecer o “Melhor em Casa”. Fotos Ascom

Uma equipe formada por profissionais da área da saúde, veio do estado do Espírito Santo, nesta quarta-feira, 29. Eles conheceram de perto as atividades desenvolvidas em Teixeira de Freitas com o Programa de Atenção Domiciliar “Melhor em Casa”.

Entre os visitantes, estavam componentes da Equipe de Atenção Domiciliar do município de São Mateus e membros da Superintendência Regional de Saúde do Norte do Espírito Santo. Sendo, o médico Felipe Cardoso Matos, a assistente social Aline de Freitas Garcia, a enfermeira Maísa Fernandes Bonfim e a enfermeira da Superintendência Regional de Saude do Norte do Espírito Santo Cynthia Valeria S. Colombi. “Trata-se de uma troca de experiências”, resumiu o diretor do HMTF Allan Jacqueson B. Lobo.

Profissionais de saúde do ES vieram a Teixeira de Freitas conhecer o “Melhor em Casa”

No Hospital Municipal de Teixeira de Freias (HMTF), os profissionais foram recebidos e apresentados ao programa Melhor em Casa, bem como à metodologia aplicada. Eles aproveitaram a ocasião para visitar as dependências da Unidade Hospitalar. Na sequência, acompanharam a equipe teixeirense em uma visita em domicílio.

“Em Teixeira de Freitas, temos colhidos bons frutos com este programa. Somos referência na região e na Bahia. Contamos com o reconhecimento do Ministério da Saúde”, pontuou acerca do Melhor em Casa, o diretor do HMTF. “O Melhor em Casa existe para levar conforto e cuidado aos cidadãos. É importante na sua essência e conta com todo o apoio do prefeito Temóteo Brito”, declarou o secretário de Saúde, Hebert Chagas.

Sobre a gestão do Hospital e as melhorias já conquistadas, Allan dá a receita: “é o respeito às boas práticas, é o atendimento correto da legislação e portarias do Ministério da Saúde. É a política séria que otimiza os recursos já existentes”, concluiu.

Melhor em Casa

O Melhor em Casa é um serviço indicado para pessoas que apresentam dificuldades temporárias ou definitivas de sair do espaço da casa para chegar até uma unidade de saúde, ou ainda para pessoas que estejam em situações nas quais a atenção domiciliar é a mais indicada para o seu tratamento. A atenção domiciliar visa a proporcionar ao paciente um cuidado mais próximo da rotina da família, evitando hospitalizações desnecessárias e diminuindo o risco de infecções, além de estar no aconchego do lar.

O atendimento é realizado por equipes multidisciplinares, formadas prioritariamente por médicos, enfermeiros, técnicos em enfermagem e fisioterapeuta ou assistente social. Outros profissionais (fonoaudiólogo, nutricionista, odontólogo, psicólogo, terapeuta ocupacional e farmacêutico) poderão compor as equipes de apoio.

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui