*Pedro Ivo Rodrigues
Santa Cruz Cabrália – Na última segunda-feira, 04/04, os professores municipais retornaram às salas de aula, após seis dias de paralisação.
Os educadores concordaram com as propostas apresentadas pelo Executivo, que consistem em: reajuste salarial de 10%, abono para os pós-graduados de 20%, inserção do artigo 53 no Plano de Carreira e percentuais para capacitação.
A vice-coordenadora da APLB Sindicato no município, Graziela Rezende, afirmou ao jornal O Sollo que a reunião da categoria com o prefeito Jorge Pontes, ocorrida no dia 30/03, foi mediada por uma representante do Ministério Público de Belmonte e terminou com acordo satisfatório para a categoria. “Estamos aguardando a votação do Plano de Carreira na Câmara Municipal, mas a nossa expectativa é pela sua aprovação, já que os vereadores nos disseram que, se havia consenso entre ambas as partes, não haveria razão de vetá-lo”, explicou.
Os docentes em greve promoveram passeatas por ruas e avenidas da cidade, passando pelo bairro Campinho, Centro e distrito de Coroa Vermelha, onde interditaram a BR-367, juntamente com educadores e membros da comunidade indígena pataxó.