Após o primeiro contato com os moradores de Vale Verde, distrito da zona rural de Porto Seguro, no dia 28 de fevereiro, os professores do IFBA Porto Seguro se preparam para mais uma visita. No primeiro contato, foram levantadas as principais demandas e dificuldades dos agricultores ligados à Associação de Amigos e Moradores de Vale Verde – ASVALE. Agora, inicia-se a execução das atividades relacionadas ao Projeto de Extensão ligado ao PINA – Projeto de Incentivo à Aprendizagem – do IFBA.
Vale Verde é uma típica vila rural, localizada à margem direita do rio Buranhém, distante 39 km da sede do Município de Porto Seguro. O distrito fica na BA 001, entre a BR 367, Trancoso e Arraial d’Ajuda. Atualmente, cerca de três mil pessoas vivem no distrito que já foi marcado na história colonial como a primeira aldeia Jesuítica do Brasil. De lá para cá, o povoado se desenvolveu timidamente e, nas últimas décadas, a economia local passou a se basear na agricultura familiar.
O objetivo dos profissionais do IFBA é definir ações que estimulem a produção agrícola. A produção de cachaça é uma das principais atividades dos agricultores do Vale Verde. A comunidade produz também farinha, beiju e artesanato em couro, madeira e coco. Entretanto, os agricultores reclamam da falta de cooperativismo entre eles e de apoio técnico e tecnológico para melhorar e ampliar as atividades rurais, o que compromete a saúde financeira da população local. Com a dificuldade de encontrar trabalho no campo, o êxodo rural é realidade em Vale Verde, principalmente entre os mais jovens.
Atualmente, existem dois alambiques em Vale Verde. Há alguns anos, cerca de 80 produtores utilizavam os equipamentos para a moagem da cana. Mas, agora, segundo a ASVALE, apenas cinco produtores mantém a produção de cachaça no local. O escoamento da produção também tem se sido entrave para o desenvolvimento agrícola da região. Falta, inclusive, regularizar a documentação de uma cooperativa criada pelos agricultores.
O Projeto de Extensão desenvolvido pelo IFBA prevê, ainda, atrair parcerias junto a órgãos de apoio técnico como o Sebrae – Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas, o Senac – Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial – e a EBDA – Empresa Baiana de Desenvolvimento Agrícola.
Desta forma, será possível atender a uma das principais reivindicações dos moradores de Vale Verde, o acesso à capacitação profissional. Eles pretendem diversificar as atividades e atuar também no turismo, pujante na região de Porto Seguro. O IFBA deve auxiliar os agricultores na busca por cursos de idiomas, informática, alimentos e atendimento ao turista. Os moradores esperam colocar o pequeno vilarejo, tombado pelo Patrimônio Histórico Nacional em 1974, na rota oficial do turismo regional.
A visita de execução do Projeto de Extensão acontece nesta quinta-feira, 26, entre 14h e 18h.
Fonte: Ivan Bezerra / Assessor de Comunicação do IFBA Porto Seguro