Professora da UFSB está entre cientistas contemplados com bolsas internacionais para estudos sobre as mudanças climáticas

Professora da UFSB está entre cientistas contemplados com bolsas internacionais para estudos sobre as mudanças climáticas
Lourivânia Soares Santos. Foto: Divulgação/UFSB

A professora Lourivânia Soares Santos, do Centro de Formação em Políticas Públicas e Tecnologias Sociais da Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB), foi uma das 25 selecionadas para receber a Bolsa Memorial Saleemul Huq, anunciada na última segunda-feira, 9 de setembro.

A iniciativa, promovida pelo Instituto Internacional para o Meio Ambiente e Desenvolvimento (IIED) e pelo Centro Internacional para Mudanças Climáticas e Desenvolvimento (ICCCAD), visa apoiar pesquisas que busquem soluções locais para os impactos das mudanças climáticas em comunidades vulneráveis.

Com foco na preservação do patrimônio cultural e na qualidade de vida das populações, Lourivânia, jornalista e doutora em Cultura e Sociedade, concentrará seus estudos na incidência das mudanças climáticas no semiárido.

Ela já possui uma trajetória de pesquisa voltada para essa região e foi selecionada em 2023 para integrar a publicação “Histórias de Resiliência e Adaptação”, lançada durante a COP 28, em Dubai.

A bolsa, que leva o nome de Saleemul Huq, homenageia o renomado especialista em mudanças climáticas e desenvolvimento sustentável, falecido em 2023.

Huq foi uma figura chave no avanço das discussões globais sobre perdas e danos causados pelas mudanças climáticas, com uma carreira marcada por contribuições ao Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas (IPCC), o que resultou na conquista do Prêmio Nobel da Paz em 2007.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui