A professora Lourivânia Soares Santos, do Centro de Formação em Políticas Públicas e Tecnologias Sociais da Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB), foi uma das 25 selecionadas para receber a Bolsa Memorial Saleemul Huq, anunciada na última segunda-feira, 9 de setembro.
A iniciativa, promovida pelo Instituto Internacional para o Meio Ambiente e Desenvolvimento (IIED) e pelo Centro Internacional para Mudanças Climáticas e Desenvolvimento (ICCCAD), visa apoiar pesquisas que busquem soluções locais para os impactos das mudanças climáticas em comunidades vulneráveis.
Com foco na preservação do patrimônio cultural e na qualidade de vida das populações, Lourivânia, jornalista e doutora em Cultura e Sociedade, concentrará seus estudos na incidência das mudanças climáticas no semiárido.
Ela já possui uma trajetória de pesquisa voltada para essa região e foi selecionada em 2023 para integrar a publicação “Histórias de Resiliência e Adaptação”, lançada durante a COP 28, em Dubai.
A bolsa, que leva o nome de Saleemul Huq, homenageia o renomado especialista em mudanças climáticas e desenvolvimento sustentável, falecido em 2023.
Huq foi uma figura chave no avanço das discussões globais sobre perdas e danos causados pelas mudanças climáticas, com uma carreira marcada por contribuições ao Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas (IPCC), o que resultou na conquista do Prêmio Nobel da Paz em 2007.