Celebrada há mais de 300 anos, a tradicional Procisão do Encontro aconteceu nesta Quarta-Feira Santa, 5/4, com a participação de centenas de fiéis, devotos e simpatizantes, marcando o encontro da Virgem Maria com seu Filho Divino, no caminho do Calvário, pelas ruas de Jerusalém.
Durante o cortejo, que aconteceu na Passarela da Cultura, a Filarmônica 2 de Julho se apresentou, tocando cantos piedosos e o canto da Verônica em Latim. Outra tradição foi o som das Matracas, que significam o choro da morte de Cristo, ecoando um lamento de angústia.
O ENCONTRO
Os homens saem da Igreja Nossa Senhora do Brasil, em procissão a Nosso Senhor dos Passos. Já as mulheres saem da Escola Tio Patinhas, seguindo a imagem de Nossa Senhora das Dores. Eles se encontram na Praça Raimundo Costa (antiga Praça da Bandeira), em torno da fonte luminosa.
Na Sexta-Feira Santa, a programação continua com encenação da Via Sacra, na Passarela da Cultura, às 6h; ato litúrgico da Paixão do Senhor, às 15h, e Procissão do Senhor Morto, às 16h30, na Igreja Nossa Senhora do Brasil. Os eventos reúnem moradores e turistas, comemorando a Paixão de Cristo.