Na manhã desta quarta-feira (23) era possível ver um extenso engarrafamento ao longo da orla de Porto Seguro. O motivo? A ponte do rio da Vila, que liga o centro da cidade a Orla norte de Porto Seguro, cedera (ainda mais) na terça-feira (23). Como ocorre, comumente, em situações assim, diversas rachaduras na ponte já indicavam que ela necessitava de reparos, devido à ausência dos mesmos, foram se formando frestas, que foram se tornando maiores, até que, de fato, tornou o local intrafegável, sob pena de representar risco de desabamento. Associação de mototaxistas de Porto Seguro afirma que já havia informado à prefeitura sobre o problema anunciado, mas, nada fora feito.
É época de alta estação e o município recebe um grande fluxo de veículos, por isso, os problemas têm sido grandes. Segundo o Na Mídia News, o departamento de trânsito da prefeitura desviou o trânsito da Orla para dentro do Baianão, através da avenida do Trabalhador, mas, não fez nenhuma alteração dentro do bairro o que acarretou em um verdadeiro caos para quem saia da praia e precisava ir ao centro da cidade.
Por ser em rodovia federal, a ponte é de responsabilidade do Departamento Nacional de Infraestrutura e Transporte (Dnit), órgão que, há meses, realizou recuperação da BR-367, no entanto, não recuperou a ponte.
Em uma “Nota de Esclarecimento”, a Prefeitura de Porto Seguro informa que está tomando todas as providências que lhe competem com relação à interdição da ponte sobre o Rio da Vila e está buscando junto ao DNIT, órgão federal responsável pela manutenção das rodovias federais, medidas que solucionem o tráfego de veículos no local.
“O Departamento Municipal de Trânsito da Prefeitura interditou o tráfego no local para garantir a segurança dos motoristas e orientou sobre as mudanças no trajeto Centro/Orla Norte/Centro, com vias alternativas pela Avenida do Trabalhador, no Complexo Frei Calixto, e semianel viário, com acesso pelo bairro Taperapuan. As equipes de Trânsito e Guarda Municipal, com apoio da Polícia Militar, estão posicionadas nos locais de fluxo mais intenso, orientando o tráfego e garantindo a segurança de moradores e turistas.
Os operadores de turismo e rede hoteleira estão sendo orientados pela Secretaria Municipal de Turismo para que tranquilizem e passem informações aos hóspedes, auxiliando no deslocamento”, diz a nota.
O secretário de Cultura e Turismo de Porto Seguro, Richard Alves, ontem (23/01), à noite, por meio do WhatsApp, emitiu alerta ao pessoal da rede hoteleira: “Amigos da hotelaria da orla norte, em função da obstrução da ponte no rio da vila, pedimos que orientem a recepção dos hotéis desaconselhar aos turistas irem para o centro agora noite e amanhã pela manhã”, e garantiu que “os setores competentes estão trabalhando para diagnosticar e resolver o problema na ponte com a maior brevidade possível”.
Segundo informações, a prefeitura de Porto Seguro está improvisando uma reforma na ponte do rio da Vila que dará condições aos carros de voltarem a circular no local até que a reforma definitiva seja concluída pelo Dnit.
Segundo o prefeito Beto Axémoi, até o meio-dia a pista estará liberada, “Já estamos trabalhando para liberar de maneira provisória até o meio dia, até que o DNIT faça o trabalho definitivo”, explicou.
“Colocamos chapas de aço pela noite e agora pela manhã, elas serão presas a ponte”, finalizou Beto.