Primeira feira do eucalipto da Bahia espera público de 30 mil pessoas

Primeira feira do eucalipto da Bahia espera público de 30 mil pessoasO coordenador do Sebrae no extremo sul da Bahia, Jorge Cunha, e representantes de entidades e empresas parceiras anunciaram, durante entrevista coletiva na última quarta-feira, a realização da Expolyptus 2010, a primeira feira voltada para o eucalipto realizada na Bahia. O evento vai acontecer de 2 a 5 de dezembro, no estacionamento da Faculdade Pitágoras, em Teixeira de Freitas – no mesmo local onde foi realizada a Feban. O público estimado é de cerca de 30 mil pessoas.

Além do Sebrae e Faculdade Pitágoras, a Expolyptus 2010 conta com a parceria de CDL, Sincomércio e Associação Comercial de Teixeira de Freitas. A realização é da empresa Cris Eventos.  De acordo com Cunha, a meta da feira é expandir o conhecimento entre os mercados, apresentar novas tecnologias, além de proporcionar contatos entre as grandes empresas beneficiadoras de eucalipto com novos fornecedores e clientes, estimulando o desenvolvimento da região.

“A realização da feira parte da necessidade de se conhecer melhor o eucalipto, que ao longo dos anos vem contribuindo de forma significativa com o desenvolvimento regional. O evento é uma oportunidade de conhecer um pouco mais sobre a silvicultura”, explicou. O coordenador adiantou que muita gente acredita que com o eucalipto só se faz celulose, mas na realidade muitos produtos derivam dessa planta, como mel e móveis. Por isso mesmo, esses segmentos estarão representados no espaço da feira, que tem previsão de 110 estandes.

Não poderiam faltar entre os expositores as três multinacionais que atuam no segmento na região: Suzano, Fibria e Veracel. Também estarão representadores fornecedores de máquinas e equipamentos. A feira também vai contar com palestras, seminários, shows e praça de alimentação. Segundo Jorge Cunha, haverá brinquedos educativos para as crianças feitos com eucalipto. “Queremos fazer um evento não só para especialistas e para quem é ligado à área, mas também para toda a comunidade, inclusive famílias”, destacou.

O cultivo e beneficiamento do eucalipto é a grande mola propulsora do extremo sul baiano atualmente. Em dados de março deste ano, só em Eunápolis havia uma área plantada de 37.037 hectares, correspondente a 37 mil campos de futebol. A influência das grandes empresas é tão grande que elas atuam na região com projetos socioambientais voltados para as comunidades indígenas, de pequenos produtores e artesãos.

De crescimento rápido e retorno garantido, o eucalipto é uma alternativa de trabalho e renda para pequenos agricultores. Das flores é possível extrair um mel de excelente qualidade. A madeira atende à demanda de empresas e fábricas de móveis, estofados e esquadrias, que também são um grande forte na região.

Fonte: Débora Vicentini/Sebrae

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui