Doses de amor, esperança, alegria, música e muita diversão marcaram a tarde desta quinta-feira (23) em mais um encontro especial com as crianças e adolescentes que fazem tratamento contra o câncer no GACC da capital baiana. O evento simboliza o coroamento e o encerramento da campanha Policiais Contra o Câncer Infantil 2023, já tradicional há 10 anos no calendário da PRF.
No local foi preparada uma estrutura especial para receber as crianças e os familiares presentes, que divertiram-se bastante com a gama de atividades e brincadeiras que foi preparada para todos.
Elas também puderam conhecer as viaturas de duas e quatro rodas. Todos quiseram fazer aquele registro para guardar de recordação e junto com os policiais, deram comandos, ligaram o giroflex e até operaram o rádio de comunicação.
O Camaradinha Rodoviário, mascote da PRF também se fez presente na celebração, bem como os super-heróis da telinha e outros personagens infantis, que trouxeram muita esperança e alegria para os pequenos guerreiros que combatem o câncer.
As crianças receberam pintura na pele e dançaram muito com um verdadeiro show musical.
Além disso, a cadela K9 Raia abrilhantou o evento em uma das suas últimas apresentações ao público, já que em breve ela vai “pendurar a coleira”, após 8 anos de serviços notáveis e grandes missões prestadas a PRF.
Tocada pela emoção e em um momento de solidariedade, empatia e amor aos pequenos, a PRF Pola Podanosqui, se voluntariou para doar uma mecha do seu cabelo como forma de agradecimento pelo carinho recebido.
Que criança ama ganhar presentes todo mundo já sabe! E mais uma vez, durante a entrega dos brinquedos, os meninos e as meninas receberam cada um a medalha da Meia Maratona PRF – Circuito Solidário, como um gesto simbólico de premiação aos verdadeiros campeões da vida que travam uma batalha diária contra uma doença tão difícil. Além disso, foram distribuídos uns mimos da instituição como livro para colorir, talãozinho de multas, caixa de giz personalizada e caneta.
Durante a confraternização foi servido um lanche para os pequenos. Além do cunho festivo, o dia serviu também para chamar a atenção sobre os sinais e sintomas para uma doença que tem cura, mas que é essencial que seja diagnosticada precocemente.
Ao final, os policiais rodoviários federais fizeram a entrega dos donativos que foram arrecadados durante a campanha e que irão beneficiar os pacientes e familiares assistidos pela entidade. Ao todo foram arrecadados cerca 2,5 toneladas entre fraldas, alimentos não perecíveis, materiais de higiene/limpeza. Também foram entregues mais de 100 brinquedos.
A PRF agradece a todos que participaram da campanha “Policiais Contra o Câncer Infantil” e que, assim, contribuíram para o sorriso de cada criança presenteada!
Sobre o projeto
Iniciativa da PRF que em 2023 completa dez anos, a campanha Policiais Contra o Câncer Infantil nasceu com o objetivo de auxiliar crianças e adolescentes com câncer em situação de vulnerabilidade. A campanha marca o dia nacional de combate ao câncer infantil, comemorada em 23 de novembro. O calendário chama a atenção sobre os sinais e sintomas para uma doença que tem cura, mas que é essencial que seja diagnosticada precocemente. A incidência de casos de câncer está entre as principais causas de morte na faixa etária de zero a 19 anos no país, segundo dados do Ministério da Saúde.