Prevenção e conscientização: conheça os serviços voltados ao Outubro Rosa em Teixeira de Freitas

Prevenção e conscientização: conheça os serviços voltados ao Outubro Rosa em Teixeira de Freitas
Prevenção e conscientização: conheça os serviços voltados ao Outubro Rosa em Teixeira de Freitas. Foto Ascom

Desde a década de 90, o movimento Outubro Rosa busca conscientizar a população sobre o combate e prevenção do câncer de mama, como também o câncer de útero, devido à alta incidência da doença — que ainda permanece atual. Segundo dados do Instituto Nacional de Câncer (INCA), o câncer de mama foi o tipo mais incidente da doença e a principal causa de morte por câncer na população feminina no Brasil, com 66.280 casos novos estimados para o ano de 2022

A Prefeitura Municipal de Teixeira de Freitas, por meio da Secretaria de Saúde, adere à campanha anualmente, com a realização de diversos eventos pelo município. Na última sexta (07), a Unidade Básica de Saúde (UBS) do bairro Jardim Caraípe ofereceu serviços como testagens rápidas para Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs), exames citopatológicos e rastreamento para mamografias.

Prevenção e conscientização: conheça os serviços voltados ao Outubro Rosa em Teixeira de Freitas“O atendimento aqui é maravilhoso. Sempre que chego aqui, as meninas me recebem com muito carinho”, disse Luciene, moradora do Jardim Caraípe. Após perceber a existência de um nódulo no seio há alguns anos, a teixeirense realiza mamografias anualmente. “ O câncer de mama é traiçoeiro: dependendo de quando você procurar o serviço, já é tarde demais”.

O “Dia D” da campanha vai ocorrer no dia 25 de outubro, das 8 às 11 horas e das 13 às 16h30 na UBS do bairro Teixeirinha, no qual serão ofertados serviços como: vacinação, consulta de enfermagem e consulta médica, avaliação nutricional, aferição de pressão e glicemia, além de salas de espera com assuntos alusivos à saúde da mulher. Todas as UBS do município promovem ações voltadas a campanha durante o mês de outubro.

“Infelizmente o câncer de mama continua apresentando alta letalidade no Brasil, visto que os números de detecção diagnóstica estão aquém do esperado”, alertou Giselly Alcântara, diretora da Linha de Cuidado da Saúde da Mulher. “ Buscamos incentivar as mulheres teixeirenses a ficarem atentas com seu corpo e sua saúde, buscando as UBS do município para orientações e atendimentos”.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui