Presidente do STF diz para repórter ir “chafurdar no lixo”

O presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Joaquim Barbosa, chamou de “palhaço” e mandou “chafurdar no lixo” o repórter do Estado. O ministro irritou-se ao ser abordado nesta terça-feira, 5,  na saída da sessão do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), que também é presidido por Barbosa.

Ao deixar o local, Barbosa era aguardado por jornalistas. Na primeira abordagem, o ministro interrompeu a pergunta iniciada pelo repórter do Estadão, Felipe Recondo, e o destratou aos gritos. O repórter perguntou: “Presidente, como o senhor está vendo…”. Barbosa não o deixou concluir e respondeu: “Não estou vendo nada. Me deixa em paz, rapaz. Vá chafurdar no lixo como você faz sempre”.

O jornalista questionou o comportamento do ministro. “Que é isso ministro, o que houve?”. “Estou pedindo, me deixe em paz. Já disse várias vezes ao senhor”, devolveu. “Eu tenho que fazer pergunta, que é o meu trabalho”, retrucou o jornalista. Ainda mais irritado, Barbosa afirmou que não tinha nada a declarar. “Eu não tenho nada a lhe dizer, não quero nem saber do que o senhor está tratando”, afirmou.

Afastado por assessores, Barbosa ainda chamou o repórter de “palhaço” ao entrar em um elevador. Os jornalistas esperavam Barbosa para repercutir a nota divulgada pelas três maiores entidades de juízes do país (AMB, Ajufe e Anamatra) no fim de semana.

As entidades criticaram Barbosa por ele ter dito em entrevista que a magistratura tem mentalidade pró-impunidade, e afirmam que ele vive situação de “isolacionismo” e “parte do pressuposto de ser o único detentor da verdade”.

Em novembro passado, Barbosa já havia criticado um repórter negro como ele que, segundo o presidente do STF, teria replicado estereótipos racistas ao perguntar se ele estava sereno no novo cargo.

Desculpa

Joaquim Barbosa divulgou uma nota para pedir desculpas aos jornalistas após o episódio com o repórter Felipe Recondo. O ministro disse que estava tomado pelo cansaço e por fortes dores ao responder o jornalista. “Trata-se de episódio isolado que não condiz com o histórico de relacionamento do ministro com a imprensa”, afirma a nota divulgada pela assessoria de imprensa do STF.

Barbosa diz reafirmar sua crença no papel da imprensa em uma democracia. “Seu apego à liberdade de opinião está expresso em seu permanente diálogo com profissionais dos mais diversos veículos.” O ministro cita como exemplo encontro que fará na quinta-feira, 7, com o coordenador da ONG Comitê para Proteção de Jornalistas, Carlos Lauria.

 

Folha de São Paulo

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui