Presidente da UPB articula apoio para municípios atingidos pelas chuvas

Presidente da UPB articula apoio para municípios atingidos pelas chuvas
Presidente da UPB vai articular apoio para municípios atingidos pelas chuvas. Foto: Ascom

Atingidos pelas fortes chuvas que caem no estado, 17 municípios baianos tiveram a situação de emergência reconhecida na edição extra do Diário Oficial da União (DOU) do sábado, 11 de dezembro. O presidente da União dos Municípios da Bahia (UPB), Zé Cocá, afirmou que vai a Brasília na próxima terça-feira, 14 de dezembro, buscar apoio do governo federal para a reconstrução dos estragos deixados pela tempestade. O gestor também informou que está em contato com o governo do estado, através da Superintendência de Proteção e Defesa Civil da Bahia (Sudec), para auxiliar os municípios no socorro à população das cidades afetadas pelas chuvas.

“Vamos buscar ajuda emergencial para acolher os desabrigados e prestar apoio aos municípios na reconstrução da infraestrutura. Muita coisa foi destruída pelas chuvas, temos povoados isolados, o que vai demandar uma ação do governo federal e estadual porque sozinhos nossos municípios não conseguem responder com rapidez”, explica Zé Cocá que também é prefeito de Jequié no Sudoeste baiano. Ele acrescenta que outros municípios, além dos 17 com decreto de emergência federal, também foram afetados e necessitarão de reparo aos danos causados em estradas, pontes e vias de acesso. Na Defesa Civil do estado já somam mais de 30 municípios em emergência desde o mês de novembro.

A UPB, segundo o gestor, também fará a articulação com os municípios maiores para prestar apoio com máquinas, pessoal de limpeza, suprimento e o que puder ser doado para ações emergenciais.  Os municípios com situação de emergência reconhecida pela União em decorrência da tempestade são: Camacan, Canavieiras Itacaré, Guaratinga, Ibicuí, Itabela, Itamaraju, Itapetinga, Jiquiriçá, Jucuruçu, Marcionílio de Souza, Mascote, Medeiros Neto, Santanópolis, Teixeira de Freitas e Vereda.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui