Preocupações e preocupações

“Quem de vocês, por mais que se preocupe, pode acrescentar uma hora que seja à sua vida?” (Mateus 6.27)

A preocupação pode ser algo bom ou ruim em nossa vida. Preocupar-se pode ser uma atitude preventiva, levando-nos a dar atenção antecipadamente e a adotar providências. E prevenir é sempre melhor que remediar! A preocupação com um possível acidente pode levar-me a comprar um seguro, por exemplo. Mas preocupar-se pode também ser um tipo de prisão que nos impede de sermos livres para viver o presente. Um tipo de ideia fixa e antecipada que perturba o espírito e produz sofrimento. A preocupação com um possível acidente pode chegar a um grau em que não tenho coragem de sair de casa sem sentir angústia. Percebe? É saudável preocupar-se mas a preocupação pode tornar-se uma doença.

Há muitas coisas sobre as quais temos poder para atuar, que dependem de nós, logo, vale a pena preocupar-nos. Há outras que estão além de nossas possibilidades, sobre as quais não temos qualquer controle. Este mundo nos adoece facilmente quando nos leva a desejar o controle sobre o que não temos controle. A fé cristã nos oferece um caminho de proteção contra este risco, pois nos chama a confiar em Deus, que nos ama e tudo pode! Podemos aprender a descansar em Seu amor e bondade! Não precisamos nos desesperar diante de algo que não podemos controlar. Quando colocamos diariamente nossa confiança em Deus experimentamos paz diante das incertezas da vida!

Lembro-me quando uma de minhas filhas tinha apenas algumas semanas de vida. Muitas vezes durante a noite eu ia a ela para ter certeza de que estava respirando! Graças a Deus, em todas elas estava! Descobri depois que muitos pais, fazem isso. Talvez a maioria! Hoje ainda sou zeloso e procuro contribuir com a segurança dela, mas preciso confiar nela e em Deus quando ela sai de casa. Do contrário minha vida e a dela seriam um inferno! Este mundo é inseguro, devemos ter preocupações, mas não devemos viver preocupados. Há muitas coisas que estão totalmente fora de nosso controle! Aliás, há muito poucas que realmente podemos controlar. Mas temos um Deus cuidadoso, que nos ama. Nele estaremos sempre seguros para que o mal não nos atinja, mas também quando o mal nos atingir.

 

ucs

 

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui