Prefeitura Municipal de Medeiros Neto realiza ação odontológica na APAE

Fotos: Ascom

A Prefeitura de Medeiros Neto, por meio da Secretaria de Saúde e Centro Especializado Odontológico (CEO), realizou, na última quarta-feira(18), na APAE (Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais) de Medeiros Neto uma ação de saúde bucal com os alunos.

Durante a visita, a equipe do CEO, que foi recebida com uma canção de boas-vindas, esteve em todas as salas e, de maneira lúdica, realizou a escovação assistida e a avaliação bucal dos alunos, utilizando a técnica de reforço positivo para que eles ficassem motivados a manter os cuidados em casa.

De acordo com a Dr.ª Renata Lucas Afonso, a parceria entre equipe de saúde bucal e APAE é muito importante para estreitar os laços entre dentista/paciente, pois, desta forma, conquista a confiança deles e torna o atendimento odontológico uma experiência positiva e bem-sucedida.

“Se pudesse descrever a nossa visita com apenas uma palavra, eu usaria EMOÇÃO. Foi o que senti ao sermos recebidos com palmas, sorrisos e uma canção de boas-vindas. Temos muito o que aprender com os pacientes com necessidades especiais, principalmente a sermos mais humanos e atenciosos”, disse a doutora.

Ainda foram realizados aplicação de flúor e encaminhamentos para tratamento odontológico nas Unidades de Saúde da Família e CEO, de acordo com a necessidade individual de cada aluno.

“Esta ação aqui na APAE é muito importante, pois, trata-se de ‘crianças’ especiais que não sabem lidar direito com a higiene bucal e merecem um tratamento mais adequado. A APAE é uma família. Eu tenho agradecido muito a Deus, pois, nessa gestão, nós estamos participado de tudo. A prefeitura tem se empenhado muito mais para ajudar nossa instituição. Além da prefeitura, na pessoa da Dr.ª Jadina, que também faz parte da Associação, quero agradecer a todos os nossos parceiros. A gora, estamos muito melhor”, disse a senhora Estelidalva, a “Daia”, Diretora da APAE, que completou:

“Aproveito aqui o espaço para fazer um apelo, à toda sociedade, para que venham conhecer a APAE de Medeiros Neto; conhecer as crianças, conhecer os funcionários para ver o empenho que a gente tem e o grande trabalho que a gente realiza”, finalizou. Uma vez que os alunos têm dificuldade de se cuidarem, também foi agendada uma palestra com os cuidadores.

A APAE tem 44 alunos matriculados em horário integral, oferecendo três refeições por dia. Além de todo cuidado com higiene e refeições, os alunos participam ainda de atividades, momentos de recreação e são também acompanhados em casa. Além da Dr.ª Renata, participaram da ação as ASB’s Sabrina Mendes, Simone Cardoso.

 

 

 

 

 

 

 

 

Comente!

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui