Prefeitura mobiliza trade com plano de ação

O plano de ação da Secretaria Municipal de Turismo de Porto Seguro para o próximo quadrimestre foi apresentado em uma reunião com mais de 70 empresários do ramo, na noite do dia 30 de abril, na sede da secretaria.

Para facilitar os trabalhos de mobilização e desenvolvimento da economia em prol do segmento turístico, a secretaria priorizou alguns pontos que considera imprescindíveis para o sucesso desse mercado. Ações a partir do turismo emissivo, receptivo, participações em feiras, capacitação e promoção do destino, são alguns dos pilares para esse trabalho.

“Os resultados obtidos após as participações nas feiras, em conjunto com os empresários, foram muito positivos para Porto Seguro”, frisa o secretário, Guto Jones, que destaca a importância da presença institucional nesses eventos. Por isso mesmo, a secretaria se prepara para participar das feiras mais importantes. A BNT Mercosul, no Balneário Camboriú; Salão de Turismo, em São Paulo; Avirp, em Ribeirão Preto (SP) e o Workshop Thesys, em Buenos Aires; já têm presença garantida do trade de Porto Seguro.

Qualificação e promoção

Ao atrair maior número de turistas para a cidade é preciso ter um mercado capacitado para atender a demanda. Por isso, promover qualificação para os diversos segmentos voltados ao turismo é outra iniciativa a ser desenvolvida nos próximos quatro meses. Cursos serão ministrados em parceria com o Sebrae para os agentes locais, bem como, treinamentos com os agentes de turismo dos pólos emissivos, para que possam conhecer melhor Porto Seguro e seus atrativos, adquirindo subsídios consistentes sobre aspectos históricos, atrativos, rede hoteleira e infraestrutura do município, para utilizar na hora de vender o destino para as agências.

Para promover o destino, além das ações já realizadas, serão feitas apresentações sobre Porto Seguro, mostrando suas tradições, riquezas naturais, comida típica, ritmo da lambada e moda do tererê, assim como a cultura indígena Pataxó, em um shopping na cidade de Vila Velha (ES) e na festa do Peão Boiadeiro de Barretos, no mês de agosto. “A ideia é reforçar a imagem do destino junto ao mercado”, destaca a superintendente do Convention Bureau, Patrícia Martins.

Trabalhar o receptivo é outra tarefa a ser desenvolvida pela Prefeitura. “Estamos preparando a casa para receber os visitantes”, explica o prefeito, Gilberto Abade, que ainda diz lutar por reforço para a segurança pública, investir em infraestrutura com melhoria das pistas de acesso e iluminação, além de iniciar a construção do Mercado Municipal, que deve se tornar outro ponto turístico do local.

Calendário e novos nichos

Criar atrativos é outra missão. O secretário, Guto Jones, acredita que premiar agentes de viagem; estimular a mídia espontânea e estabelecer calendários de eventos com antecedência, com o lançamento de campanhas de festas como o São João, Semana do Descobrimento, Carnaval, Festival de Gastronômico e Festival de Verão, será garantia de cidade cheia.

“Considero que o investimento em outros nichos de mercado também é importante para atrair novos perfis de turistas, além do praiano e folião. Turismo religioso, universitário, esportivo e o de negócios são alternativas que Porto Seguro tem condições de abraçar”, aponta. “Para isso, o trabalho de captar eventos tem que ser intensificado”, destaca, citando que pretende atrair os eventos de empresas como a Red Bull; de confederações esportivas, como a de esportes aquático que fará uma maratona; e ações institucionais como a festa do Dia de Portugal.
           
Fonte: Verônica Menezes 

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