Mesmo voltada para casos de urgência e emergência (como cefaléia intensa, hipertensão, febre alta, entre outros), todos que procuram os serviços da UPA passam por uma triagem que possibilita direcionar casos considerados leves para as Unidades Básicas de Saúde (UBS), enquanto casos urgentes são enviados para os hospitais da cidade.
Além do serviço de assistência social, a Prefeitura Municipal de Teixeira de Freitas — por meio da Secretaria de Saúde — incluiu no programa de serviços da unidade o Posso Ajudar. Depois da consulta, caso o paciente tenha dúvidas sobre medicamentos e exames, a técnica de enfermagem presente no local orienta sobre, por exemplo, o tempo de demora de chegada dos exames, dando o suporte informativo a todos que passam pela UPA.
Os teixeirenses atendidos já começam a perceber a diferença nas estratégias estipuladas na unidade: “é muito bom o jeito que somos atendidos, eu adorei. Desde ontem estou recebendo os devidos cuidados aqui, e achei bem rápido”, contou José, que foi direcionado a uma UBS próxima de casa.
“As estratégias definidas prezam por encaminhar os casos para determinados centros de saúde a partir de suas complexidades, deixando os pacientes a par do trabalho desenvolvido pela equipe multiprofissional que atende na UPA”, informou Danilo Fernandes, secretário de Saúde. “Sendo assim, desafogar os fluxos assistenciais é uma das principais ferramentas à garantia universal do direito à saúde”.