Prefeitura faz nova previsão de cronograma de vacinação após recomendação do Governo do Estado

Prefeitura faz nova previsão de cronograma de vacinação após recomendação do Governo do Estado
Prefeitura faz nova previsão de cronograma de vacinação após recomendação do Governo do Estado. Foto: Ascom

A Prefeitura de Teixeira de Freitas adiou o drive thru de vacinação que estava marcado para o último dia 30, sábado, na UFSB. O adiamento aconteceu após a chegada da resolução da Comissão Intergestores Bipartite da Bahia nº13/2021 de 29 de janeiro. O documento reorganizou a ordem do grupo prioritário de Trabalhadores de Saúde na campanha de vacinação do Estado, o que levou a uma necessidade de reprogramação no calendário do município.

A diretora de Vigilância em Saúde de Teixeira de Freitas, Rosidalva Barreto, explicou que inicialmente o Governo do Estado apontou quatro momentos de vacinação dos profissionais de saúde, e nesta nova resolução foi ampliado para 11: “A divisão que recebemos era de vacinar primeiro os hospitais, em seguida UPA e Samu, em terceiro lugar viriam as Unidades Básicas de Saúde e em quarto lugar os consultórios e laboratórios. Os profissionais não estavam descritos de forma detalhada, como aparecem agora. Por isso, precisamos adiar o drive para seguir à risca essa recomendação”.

Já foram vacinados no município os profissionais da linha de frente, tanto profissionais da saúde quanto trabalhadores que atuam na área como serviços gerais, por exemplo. A Atenção Básica também já recebeu a imunização na semana anterior e o município já partiria para o quarto grupo previsto no plano estadual que foi inicialmente divulgado com a realização do drive.

“Agora nós reformulamos o nosso seguindo a nova ordem do Governo do Estado que apresentou 11 extratos detalhados. Seguiremos então vacinando como já estávamos fazendo, indo diretamente aos locais de trabalho desses profissionais, seguindo a ordem do documento. O detalhamento e a previsão de cronograma estão listados no Plano Municipal de Vacinação, que também foi alterado para conter esses novos dados”, apontou Rosidalva.

Em relação ao tempo que está sendo necessário para a vacinação, a Secretaria Municipal de Saúde relata que estava trabalhando com até duas equipes por dia, a depender da logística do local. Mas a resolução estadual também estabeleceu uma meta de 75% de vacinação das doses que foram enviadas aos municípios, por isso, em Teixeira de Freitas a partir do dia 02 de fevereiro, terça-feira, haverá quatro equipes de vacinação atuando, de forma a dar mais celeridade ao processo.

“Essa meta não foi estabelecida no início da campanha, ela chegou para nós aqui no Extremo Sul da Bahia apenas na noite da sexta-feira, 29. Estamos fazendo um trabalho com tranquilidade para realmente seguir o que pede o Ministério da Saúde e o Governo do Estado, sem aplicar doses em quem não esteja listado como prioritário. Com essa necessidade da meta, precisaremos retirar algumas vacinadoras das Unidades de Saúde para compor a equipe da vacinação contra a Covid. Se tivéssemos seguido nosso planejamento e feito o drive, estaríamos nesta segunda-feira bem próximo da meta estabelecida, pois lá teriam sido aplicadas cerca de 600 doses”, informou a diretora de Vigilância em Saúde.

Vacina para idosos

A primeira fase da vacinação conta com profissionais de saúde, idosos institucionalizados e idosos com mais de 75 anos. Porém, devido ao baixo número de doses à nível nacional, foram pensadas em etapas dentro das fases. Assim, neste primeiro momento os profissionais de saúde foram priorizados.

O Governo do Estado recebeu mais uma leva da vacina CoronaVac e autorizou os municípios a vacinar os idosos acima de 90 anos de idade. Para este fim, enviou 530 doses para Teixeira de Freitas, que estão armazenadas no Núcleo Regional de Saúde, a 9ª Dires. A previsão é de que as doses estejam com a Vigilância Epidemiológica de Teixeira de Freitas nesta quarta-feira, 3, e que a vacinação inicie na quinta, 4.

As Unidades Básicas de Saúde estão levantando os dados dos idosos acima de 90 anos da cidade, por isso é importante que os cadastros estejam atualizados. Eles serão contactados pela Secretaria Municipal de Saúde e a vacinação acontecerá em casa. Por isso, não é preciso ir ao posto de saúde para tomar a vacina, basta ter o cadastro e cartão do SUS atualizado em seu posto de saúde.

Acesse na íntegra a resolução do comitê.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui