Prefeitura entrega lotes de arrendamento rural solidário para produtores em Cachoeira do Mato

Prefeitura entrega lotes de arrendamento rural solidário para produtores em Cachoeira do Mato
Prefeitura entrega lotes de arrendamento rural solidário para produtores em Cachoeira do Mato. Fotos: Ascom

Ter a possibilidade de usar a terra e dela garantir o sustento de sua família é o resultado esperando do projeto Arrendamento Rural Solidário, idealizado pela Prefeitura Municipal de Teixeira de Freitas, através da Secretaria Municipal de Agricultura, Pecuária e Abastecimento. Nesta sexta-feira (16), 56 pessoas receberam o termo permissionário para utilização da área em Cachoeira do Mato. Prefeitura entrega lotes de arrendamento rural solidário para produtores em Cachoeira do Mato

O Prefeito de Teixeira de Freitas, Dr. Marcelo Belitardo, participou da entrega e ressaltou a importância de ofertar ao cidadão possibilidades de crescimento econômico: “Já temos diversas atuações na área rural e a nossa intenção é a de trazer mais benefícios aqui para a comunidade de Cachoeira do Mato. Já tenho certeza que o quadro irá mudar com essa implementação do arrendamento solidário, beneficiando dezenas de famílias diretamente e muitas outras pessoas indiretamente”.

A área de 25 hectares arrendada pela Prefeitura Municipal é destinada prioritariamente para o plantio de mandioca, com possibilidade de uso da terra até o fim de 2024. “A maior parte da área deve ser utilizada para plantio de mandioca, até porque já iremos iniciar a obra na farinheira local, tornando a raiz um alimento mais rentável para os produtores. Mas teremos também outras culturas, inclusive algumas hortas”, explicou a secretária da pasta Elenita Medrados.

De acordo com o técnico da secretaria Cássio Farias, dentro deste projeto, existe ainda ação do PAT da Mandiocultura, com oferta de tecnologia para que eles aumentem a produtividade: “Iniciamos na semana passa um curso para 15 produtores, capacitando-os para que consigam 40% de aumento da produtividade de mandioca e quem sabe até mais. Esses produtores conseguirão passar o conhecimento para outros, multiplicando os saberes e gerando resultados promissores para toda a comunidade”.

Antes da entrega da área, foi feito todo o estudo e preparo do solo pela equipe técnica da Secretaria de Agricultura, para que os produtores recebessem um local adequado para trabalhar. Foi ressaltado ainda que durante todo o período eles poderão contar com suporte técnico dos profissionais da Prefeitura, a fim de que o processo seja satisfatório.

Durante a cerimônia de entrega dos títulos, estiveram presentes ainda os secretários de Administração, Finanças, Meio Ambiente e Habitação, os vereadores Marcos Belitardo, Luizinho, Luciano, Mateus Guerra e Clemerson, além de servidores e da população.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui