A prefeitura municipal/Secretaria de saúde de Teixeira de Freitas em parceria com a Universidade do Sul da Bahia-UFSB, faculdades Fasb e Pitágoras, Secretaria do meio ambiente, Policlinica R. Med., SAMU, Nasf, Ondontologia da UBS, CAPS, Ifa Técnico, CTA/ONG, CEREST, CETEPES, Secretária de Esportes, Mãe Maria- Fonoaudiologia, HEMOBA, LACEN, NATURA, SAMU e outros, promoveu neste sábado, 20 de agosto, a 1ª Feira de Saúde.
O evento começou ás 08 e terminou ás 16 horas e aconteceu no centro de Diagnose do bairro São Lourenço. Mais de cem pessoas entre profissionais e apoiadores passaram o dia atendendo os moradores com vários serviços, principalmente na área de saúde.
Entre os serviços ofertados estavam, coleta de preventivo, marcação de exame-renovação e confecção de cartão SUS, emergência clinica, coleta de PSA, tipagem sanguínea (ABO Rh), avaliação nutricional, atividade física de pilates, ação educativa – prática alternativas em saúde e hiperdia, massoterapia, testes rápidos de HIV E Hepatite, Avaliação dermatológica, Ação educativa de acidente de trabalho, aferição de pressão arterial, avaliação de glicemia capilar, atividade física funcional, avaliação física, zumba, avaliação médica, avaliação com psicólogo, avaliação com fonoaudióloga, coleta de bolsas de sangue para doação, atualização cartões de vacina, ação educativa- saúde da criança e adolescente- álcool e drogas, projeto alegro terapia, avaliação bucal, ação educativa sobre câncer bucal, ação educativa saúde do idoso, ação educativa do SAMU com mini cursos, educação ambiental, ação educativa saúde do homem, exame PSA.
O planejamento da I Feira de Saúde, intitulada A ARTE DE VIVER SAUDÁVEL: UMA AÇÃO UNIFICADA foi realizada inicialmente em conjunto entre Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB), Centro Diagnose, Secretaria Municipal de Saúde e Prefeitura de Teixeira de Freitas. E teve como objetivo unir forças para levar saúde preventiva e de qualidade a comunidade do bairro São Lourenço e a população teixeirense.
A feira de saúde foi um evento multidisciplinar que envolveu professores e estudantes da área da saúde e áreas afins da UFSB, das faculdades Fasb, Pitágoras e cursos técnicos, bem como profissionais de nível superior e médio da Estratégia Saúde da Família do São Lourenço II, III e V. Envolverá também diversos serviços que compõem a rede de saúde, de educação, de segurança, de esporte, de cultura, de meio ambiente e de outras redes.
Durante o evento foram realizadas diversas ações educativas de forma dinamizada e interativa com a população sobre diversas temáticas em prol da promoção, manutenção e recuperação da saúde, prevenção de doenças e agravos. Foram realizados também procedimentos como: realização de exames, consultas, coletas de sangue, beleza, higienização, dentre outros.
Na feira foram realizadas ações educativas sobre planejamento familiar, tratamento e prevenção de complicações da Hipertensão e Diabetes, prevenção e tratamento das Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST), alimentação saudável com base na cultura regional, prevenção do câncer de colo uterino e mama, cuidados a criança e aleitamento materno, sustentabilidade e ambiente saudável, promoção da saúde do homem (prevenção de câncer da próstata), primeiros cuidados em acidentes domésticos, a importância da doação de sangue. É a saúde do teixeirense levada á sério na administração atual.
Fonte Bahiaextremosul