Na última quarta-feira (30) aconteceu em Medeiros Neto o “Dia D” de Combate à Sífilis. O movimento, que foi realizado pela prefeitura Municipal de Medeiros Neto, por meio da Secretaria de Saúde, e organizado pela Atenção Básica de Saúde, teve como ponto de encontro o espaço da antiga Cesta do Povo, que é próximo ao mercado municipal.
Logo bem cedo, as equipes organizaram o ambiente criando um clima de festa junina, o que atraiu a presença do público.
Foram ofertados à população testes rápidos de Sífilis, HIV e Hepatites B e C; tudo com o mais absoluto sigilo. Ainda foram distribuídos panfletos informativos e preservativos, como forma de orientação e prevenção da doença.
Marlene Alves, Coordenadora da Atenção Básica de Saúde do município, chama a atenção para certos cuidados que as pessoas devem ter: “Mesmo se a pessoa tiver tomado algum medicamento, uma benzetacil por exemplo, se praticar sexo com alguém contaminado, sem o preservativo, se contaminar novamente”, disse ela. Ainda de acordo com a coordenadora, a previsão para o “Dia D” era de atender 500 pessoas, mas ainda existe material para atender 1000 pacientes.
Além dos testes e orientações de sobre as doenças, a equipe ainda ofereceu pipoca, canjica, bolos e quentão (sem álcool) aos que participaram.
A ação foi voltada ao público em geral, por demanda espontânea, e visa fortalecer o enfrentamento da Sífilis, inclusive por consequência, em recém-nascidos, no Município Medeiros Neto. A campanha foi lançada pela Secretaria de Saúde do Estado da Bahia.