
Representantes da Prefeitura de Porto Seguro e do Banco do Nordeste se reuniram na última semana, discutindo a disponibilização de linhas de crédito com juros acessíveis e prazos de carência facilitados para pequenos produtores locais. Participaram do encontro os secretários da Casa Civil, Josemar Siquara; de Agricultura, Everaldo Araújo; de Planejamento, Rodrigo Gonzales, além do gerente geral do Banco do Nordeste, Delci Andrade dos Santos e outros representantes do banco e da prefeitura.
De acordo com o secretário de Agricultura, os empréstimos serão disponibilizados para pescadores artesanais, marisqueiras, feirantes, agricultores familiares e produtores rurais, de acordo com as necessidades de cada segmento. “A partir desse incentivo, esses trabalhadores poderão fazer investimentos na reforma de barcos, compra de equipamentos, máquinas, adubos e outros insumos para a produção, melhorando a renda da família, gerando mais empregos e contribuindo para o aquecimento da economia na região”, afirma o secretário Everaldo Araújo.
Segundo o gerente do Banco do Nordeste, essa parceria vem a calhar neste momento, “para que os recursos disponíveis no Banco do Nordeste cheguem às mãos daqueles que necessitam, tornando essa região mais promissora do que ela já é. E com os recursos do Banco do Nordeste, eu tenho certeza que o prefeito Jânio Natal terá condições de fazer um trabalho ainda melhor do que já é feito para esta cidade”.
O secretário Everaldo informa ainda que a Secretaria de Agricultura irá atuar como parceira importante nessa iniciativa, intermediando o relacionamento com o banco e fazendo visitas às propriedades rurais. “Os pequenos produtores precisam desse incentivo para crescer e se desenvolver. A agricultura é hoje a segunda economia do município, gerando recursos que são reinvestidos no próprio município, em uma engrenagem que se completa”, salienta.