A Prefeitura do Prado lançou na manhã desta quinta feira, 27 de outubro a pedra fundamental de construção da Unidade de Pronto Atendimento 24h Benedita Lima Castro. A solenidade aconteceu no terreno onde será erguida a UPA na Rodovia Prado–Itamaraju, Portal do Prado na entrada da cidade.
A unidade, com 700m2 de área, terá capacidade de atendimento especializado em urgência e emergência para cerca de 150 pessoas por dia, além de 12 leitos equipados, sala de estabilização, sala de atendimento social, área para embarque e desembarque de ambulâncias, sala de eletrocardiografia, curativos e imobilização de fraturas e outras especialidades. A construção é proveniente de convênio entre a Prefeitura do Prado e o Ministério da Saúde no valor de R$ 916.943,75 e tem o objetivo de garantir atendimento, ainda melhor, para a população da cidade. A UPA funcionará em regime de 24 horas por dia, com médicos especialistas, clínico geral e pediatras. Pacientes socorridos pelo SAMU também terão atendimento adequado no lugar.
A instalação da UPA, antes apenas concedida para cidades com população superior a 50 mil habitantes, é uma vitória para o Município e para a população da cidade, que ganhará mais um equipamento qualificado de promoção da saúde, principalmente, devido a inserção do Prado no Plano Estadual de Urgência e Emergência e a habilitação na gestão plena da saúde. Uma conquista da administração municipal.
Para o prefeito Jonga Amaral “a instalação da UPA é uma aquisição muito especial, principalmente, para as pessoas mais carentes da cidade e da zona rural, que em poucos meses vão poder contar com atendimento especializado durante todas as horas do dia”.
A cidade do Prado conta hoje com 11 postos de saúde PSF, que também realizam atendimento odontológico, 1 centro de especialidades odontológicas e um hospital que pertencia ao Município, mas que foi doado a um grupo de médicos, passando a cobrar por consultas e promover atendimentos pelos SUS. A construção da UPA “vai devolver a dignidade ao povo do Prado que teve seu direito a um hospital público retirado por antigos gestores” afirmou o prefeito Jonga Amaral.
UPA 24h do Prado Benedita Lima Castro
Benedita Lima Castro foi uma das pessoas mais queridas da cidade do Prado. “Benedita Parteira”, como era mais conhecida, foi responsável pelo nascimento de milhares de pradenses, sempre com muito cuidado e carinho. Uma obra grandiosa e importante como a UPA não poderia homenagear uma pessoa mais especial que não Benedita. Tanto amor e ternura – ao promover a vida dos outros – ficará eternizado na história do Prado ao emprestar seu nome a Unidade de Pronto Atendimento.
Fonte: Teixeira News, com informações de Anderson de Almeida