Prefeitura de Vitória da Conquista reinaugura farmácia do Caps IA

Prefeitura de Vitória da Conquista reinaugura farmácia do Caps IA
Foto: Ascom

A Prefeitura de Vitória da Conquista acaba de retomar mais um serviço que havia sido descontinuado na gestão passada. Após dois anos do encerramento das atividades, a farmácia do Centro de Atenção Psicossocial para Crianças e Adolescentes (Caps IA) de Vitória da Conquista foi reinaugurada, incluindo a assistência farmacêutica integral aos usuários do serviço.

O serviço tem por objetivo executar ações de atenção à criança e ao adolescente, disponibilizando atendimento aos indivíduos portadores de transtornos mentais, realizando acompanhamento clínico e a reinserção social, através da escola, lazer e fortalecimento dos laços familiares e comunitários, possibilitando a substituição das internações em hospitais psiquiátricos. Neste contexto, a Assistência Farmacêutica tem papel fundamental na garantia da integralidade do cuidado, buscando a melhoria da qualidade dos serviços prestados.

A farmacêutica Bianca Teixeira, que é especialista em Saúde Mental e responsável pelos serviços farmacêuticos no Caps IA, relata que a inserção do profissional farmacêutico na saúde mental é essencial para garantir os melhores resultados clínicos e sociais do tratamento farmacológico e não farmacológico ofertados no serviço. Segundo ela, “a dispensação de medicamentos é o momento de realizar o acompanhamento individualizado, verificar as interações medicamentosas, acompanhar os resultados clínicos e tirar as dúvidas do paciente quanto ao uso dos medicamentos prescritos”. Ela diz ainda, que “as atividades em equipe transcendem o papel do farmacêutico para além das paredes da farmácia, sendo fundamental para atingir os objetivos propostos pelo serviço”.

A farmácia do Caps IA havia sido fechada em 2015, o que obrigava as famílias dos usuários do serviço a procurar os medicamentos nas farmácias da cidade. Com a reabertura do serviço, isso está mudando, pois os medicamentos podem ser encontrados na própria unidade. A Prefeitura está investindo mensalmente cerca de R$ 10 mil em medicamentos apenas na farmácia do Caps IA. Ao todo, são mais de 100 tipos diferentes de medicamentos disponíveis. Tudo isso disponível novamente, sem nenhum custo para os usuários, graças a mais uma iniciativa do Governo Municipal. “ Nós sentimos na pele a falta dessa farmácia, agora, graças a Deus ela voltou para o povo. Só temos a agradecer ao nosso prefeito”, disse a aposentada, dona Maria Soares.

Sobre a Rede Municipal de Saúde Mental – A Rede Municipal de Saúde Mental é composta, atualmente, por três centros de Atenção Psicossocial (Caps AD III, Caps II e Caps IA), todos com profissionais farmacêuticos inseridos nas equipes, serviço de dispensação de medicamentos, sistema informatizado de estoque e cadastro das dispensações pelo Sistema Nacional de Gestão da Assistência Farmacêutica (HORUS).

 

 

 

 

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui