A Prefeitura de Vitória da Conquista, cidade da região sudoeste da Bahia, decretou situação de emergência por causa da seca na zona rural. A situação perdura desde 2015 e, por isso, o documento tem sido renovado a cada seis meses, desde então.
Segundo a Defesa Civil do município, era esperado que chovesse em torno de 400 mm entre os meses de janeiro a março. No entanto, só choveu 225 mm e essa chuva não chegou aos distritos e povoados. Ainda de acordo com o órgão, a previsão é de que essa escassez continue nos próximos meses.
Ao todo, 11 distritos da zona rural de Vitória da Conquista não têm água encanada e estão sob escassez de água. São eles:
- Bate-Pé;
- Dantilândia;
- Inhobim;
- São Sebastião;
- Cabeceira da Jiboia;
- São João da Vitória;
- Cercadinho;
- Iguá;
- Veredinha;
- Pradoso;
- José Gonçalves.
O abastecimento nessas áreas é feito por carros pipa e, na maioria das vezes, o volume disponibilizado não é suficiente para a população tomar banho e lavar roupas, por exemplo.
A partir do decreto, que deverá ser homologado pelo governo estadual, o poder público tem autorização para destinar capital específico ao abastecimento de água em localidades afetadas por estiagem, pelo prazo de 180 dias.
Além disso, é possível ter acesso a recursos federais de forma facilitada, fazer compras emergenciais sem licitação e ultrapassar metas fiscais previstas para custear ações de combate à seca.
Fonte: G1