Com objetivo de melhorar atendimentos e fortalecer a convivência com a comunidade, a Prefeitura de Teixeira de Freitas, por meio da Secretaria de Assistência Social, inaugurou na manhã de terça-feira, 2 de agosto, o novo espaço do Centro de Referência de Assistência Social IV (Cras), que antes era localizado no bairro São Lourenço.
A nova instalação funcionará de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h30, localizada na rua João Amaro Gomes, 289, Vila Vargas, e abrange as áreas do bairro em que está, São Lourenço, Tancredo Neves, Loteamento Zé da Mata e distrito de Duque de Caxias.
O prefeito de Teixeira de Freitas, dr. Marcelo Belitardo, destacou que o novo espaço garante melhores serviços para todos: “Esse novo espaço aqui no bairro Vila Vargas é o Cras IV. Houve essa mudança porque o espaço tinha alguns fatores que dificultavam o atendimento, e como a equipe está buscando o melhor para o cidadão, a equipe identificou esse local amplo e maravilhoso, garantindo melhores atendimentos para todos.”
Na ocasião, o secretário de Assistência Social, Marcelo Teixeira, ressaltou que, além de possibilitar mais acessibilidade, o novo local do Cras IV poderá facilitar o desenvolvimento de novos projetos para as crianças, adolescentes, idosos e comunidade em geral.
“Esse é um local acessível, onde não terá mais escadas para os nossos idosos, para as pessoas com necessidades especiais. Outro ponto é que com esse local mais amplo vamos poder desenvolver novos projetos, novas ideias”, explica Marcelo.
O espaço possui recepção, sala para Cadastro Único (CadÚnico), seis salas de atendimentos, um amplo espaço de convivência e sala de coordenação pedagógica.
A coordenadora do Cras IV, Maricélia Dias, expressou grande alegria com a nova localização do Centro de Referência e lembrou que o antigo prédio não tinha espaço para o serviço de convivência, sendo uma das principais atividades fornecidas pelo órgão.
“Estamos muito felizes por esse momento. Não tínhamos espaço para o serviço de convivência, e esse é um dos pontos fundamentais dentro de um Cras, e nós atendemos o CadÚnico. Também atendemos com os técnicos de referências, os assistentes sociais e psicólogos, partes fundamentais do Centro de Referência. Então, o Cras é a porta de entrada para todos os benefícios de uma assistência social”, detalha Maricélia Dias.
A coordenadora também acrescentou que o serviço de convivência e as oficinas, que estavam sendo remotas, passarão a ser presenciais.
O público-alvo atendido é composto por famílias e indivíduos que estejam em situação de vulnerabilidade social, pessoas em situação de extrema pobreza.