Prefeitura de Teixeira de Freitas promove reunião com empresários do ramo de carnes do município

Prefeitura de Teixeira de Freitas promove reunião com empresários do ramo de carnes do município. Foto: Ascom
Com o objetivo de buscar aprimorar e desenvolver o Setor de Comércio de Carnes e Derivados de origem animal, a Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Turismo, em parceria com a Secretaria de Agricultura, Abastecimento e Pecuária e a Vigilância Sanitária, realizou uma reunião com empresários do ramo de carnes de Teixeira de Freitas.
Preocupados com a situação da grande quantidade de carne clandestina em nosso município, os servidores fizeram uma apresentação sobre o manejo e cuidados com a carne e derivados aos açougueiros da cidade, retirando dúvidas com o intuito de oferecer melhorias que beneficiarão a todos.
Segundo a Secretária de Agricultura, Elenita Medrados, a pasta recebeu inúmeras denúncias de carne proveniente do abate clandestino, e por esse motivo, houve mobilização para realizar esta iniciativa com os demais parceiros: “Precisamos ressaltar a importância de consumirmos carne de qualidade, é uma prática que faz toda a diferença para a nossa saúde. A Gestão está preocupada com a situação e estamos trabalhando para que a realidade da nossa cidade neste âmbito possa melhorar e preparar os pequenos produtores é essencial neste processo”.
O Coordenador da Vigilância Sanitária, Elisnak Miranda, afirma que o consumo de carne proveniente do abate clandestino, causa inúmeros prejuízos: “As condições de higiene não são respeitadas, os equipamentos utilizados não são adequados e os produtos sem nenhum cuidado. Nosso trabalho é de fiscalizar, mas essa parte de conscientizar e preparar a população para fazer da maneira correta também deve ser feita”.
“A presença dos empresários neste encontro mostra o interesse em conhecer e buscar informação e melhorias para o setor. A partir de agora, entraremos com uma campanha, de forma educativa, conscientizando os empresários a população dos riscos à saúde que o consumo de carnes não inspecionadas, conhecidas como carnes clandestina, trazem para o consumidor, economia e o meio ambiente. Estamos à disposição e prontos a somar”, declarou Maxsoely Brito, Diretora de Desenvolvimento Econômico e Turismo do município.

Serviço de Inspeção Municipal visita Mercadão e leva orientação sobre o risco da carne não inspecionada

Neste sábado (12), comerciantes que trabalham com produtos de origem animal no Mercado Municipal receberam informações sobre os riscos da comercialização de carne não inspecionada. A ação envolveu a equipe do Departamento Inspeção Animal e Vegetal da Prefeitura Municipal de Teixeira de Freitas. O órgão é vinculado à Secretaria Municipal de Agricultura e responsável pelo Serviço de Inspeção Municipal (SIM).

O diretor do Departamento de Inspeção Animal e Vegetal, Aloisio Baião de Souza Junior, destacou que este primeiro momento é para trazer estas informações: “Hoje estamos trazendo informações aos comerciantes que trabalham com carne, falamos sobre as boas práticas e os riscos de comercializar carne não inspecionada”.

Ele explicou que o selo de inspeção destes produtos também foi verificado: “Nesta ação, falamos sobre as boas práticas, o correto armazenamento do produto e verificamos a presença do selo de inspeção, tanto Municipal, quanto Estadual e Federal”.

Comente!

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui