A área total é de 383 m², porém para a lavanderia serão utilizados apenas 187 m², sendo que o restante do espaço será isolado e pode ser utilizado pela Secretaria de Saúde de acordo com suas necessidades. Não haverá grandes mudanças estruturais na construção, apenas pequenas adaptações que serão feitas com recursos próprios do município.
Para que a lavanderia comece a funcionar, serão licitados os equipamentos necessários, em um valor total de R$466 mil reais. Os fornecedores oferecerão também treinamento para os servidores de Teixeira de Freitas que trabalharão neste novo local, que atenderá o Hospital Municipal de Teixeira de Freitas, a Unidade de Pronto Atendimento, a Unidade Municipal Materno Infantil e o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência.
Com uma lavanderia própria, o município não precisará mais contratar o serviço de empresas terceirizadas e poderá oferecer um serviço de qualidade em um setor que precisa de rapidez e muita eficiência. Estima-se que ainda no primeiro semestre de 2020 esse novo equipamento público já esteja em funcionamento, prazo necessário para cumprir todos os procedimentos e prazos legais.
O contrato com a lavanderia que já atuava no município anteriormente foi prorrogado para que o serviço não fosse descontinuado, e ficará em vigência até a Prefeitura conseguir inaugurar sua lavanderia própria. A gestão municipal reitera que preza por transparência e está sempre à disposição para ouvir a população e fornecer dados e explicações pertinentes em relação à administração pública