Prefeitura de Teixeira de Freitas emite nota sobre a situação do aeroporto

Prefeitura de Teixeira de Freitas emite nota sobre a situação do aeroporto
Prefeitura de Teixeira de Freitas emite nota sobre a situação do aeroporto. Foto: Arquivo

Recentemente, divulgamos que a Azul suspendeu a venda de passagens de voos de e para Teixeira de Freitas. O motivo é a falta de infraestrutura no aeroporto que não conta com dois importantes instrumentos de auxílio à navegação aérea, que não comprometem a segurança do voo mas impactam a operação em caso de mau tempo: o IFR-IMC – procedimento que permite a operação dos voos mesmo em condições meteorológicas adversas – e o PAPI – sistema de luzes que provê auxílio visual da cabeceira da pista do aeroporto.

Nesta quarta-feira, 24 de novembro, a Prefeitura Municipal de Teixeira de Freitas, através da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, divulgou nota para explicar sobre a atual situação do Aeroporto de Teixeira de Freitas.

Confira

O Aeroporto 9 de Maio, situado no município de Teixeira de Freitas, é um aeroporto regional, atualmente administrado pela empresa São Francisco Administração Aeroportuário e Rodoviário Ltda. Ela é responsável por conduzir todas as atividades funcionais do aeroporto através de um contrato de concessão com a AGERBA, que é subordinada à SEINFRA (Secretaria de Infraestrutura da Bahia).

Desde o início de suas operações, o Aeroporto já passou por várias reformas para atender as normas da ANAC, Infraero e AGERBA.

O município de Teixeira de Freitas, mesmo não sendo responsável pela administração, tem buscado soluções para o crescimento e modernização do aeródromo. No início de outubro deste ano, a Secretária de Desenvolvimento Econômico, Dra Caroline Martins, participou de uma audiência com o Diretor do Departamento de Investimentos da SAC/MInfra, Sr Eduardo Bernardi, solicitando apoio para instalação de equipamentos de aproximação para pousos e decolagens. Foi informado que as tratativas junto ao Departamento de Investimentos para intervenções no aeroporto de Teixeira de Freitas são conduzidas pelo Governo do Estado da Bahia, atual delegatário do Aeroporto.

Foram iniciadas as tratativas com a Secretaria de Infraestrutura da Bahia – SEINFRA, mas a continuidade do processo para formalização do Termo de Compromisso para instalação do equipamento solicitado, dependerá de disponibilidade orçamentária e financeira.

No intuito de dar celeridade ao processo de instalação do equipamento, o prefeito do município de Teixeira de Freitas, Dr Marcelo Belitardo, através de apoio do Deputado Federal, Elmar Nascimento, conseguiu por Emenda Parlamentar, parte do investimento para realizar essa ação.

O prefeito dr. Marcelo Belitardo destacou a importância do Aeroporto: “O aeroporto exerce grande influência no desenvolvimento econômico da cidade e região, atuando nos negócios e potencializando todas as cadeias produtivas na sociedade. O nosso compromisso é contribuir por este crescimento”.

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui