Prefeitura de Teixeira de Freitas comenta supostas divergências com a Sesab em “vacinômetro” da covid

Nota exclusiva esclarece diferenças nos dados informados

Foto ilustrativa. Arquivo/Ascom

Com a chegada das primeiras doses de vacina contra covid-19 e a apresentação de planos de operacionalização, os chamados “vacinômetros” se popularizaram com o objetivo verificar o número oficial de imunizados.

Em Teixeira de Freitas, o quantitativo de doses aplicadas é divulgado, pelo menos, uma vez por dia pela Prefeitura Municipal, assim como em outras cidades.

Por sua vez, a Secretaria de Saúde do Estado da Bahia (Sesab) reúne todas essas informações e as disponibiliza em um painel interativo.

Outro instrumento, talvez menos popular, é o vacinômetro do Ministério da Saúde, que também atualiza os dados periodicamente.

Divergências

Pelas redes sociais, usuários teixeirenses dessas diferentes plataformas passaram a questionar supostas divergências entre os dados e a levantar “teorias” e consequências sobre o assunto.

Imagem: Reprodução/Sesab

Não é a primeira vez que isso acontece. Em maio de 2020, A Redação do jornal OSollo procurou a Prefeitura em busca de esclarecimentos após observar discrepâncias entre painéis da Secretaria de Saúde do Município e da Sesab quanto ao número de casos confirmados da covid-19. [Relembre aqui]

Voltamos a conversar com a Prefeitura, que nos enviou, com exclusividade, uma nota sobre a situação mais recente, quanto às vacinas. A íntegra do novo esclarecimento segue abaixo:

A Secretaria Municipal de Saúde informa que a quantidade de vacinas aplicadas em Teixeira de Freitas é passada para o Governo do Estado duas vezes por dia, às 11h e às 17h.

Como a Bahia tem 417 municípios, é natural que exista um prazo para que essa atualização conste no sistema estadual disponibilizado para o público.

Dessa forma, os veículos de mídia oficiais da Prefeitura sempre terão números mais recentes do que o Governo do Estado, o que não significa que exista uma real divergência entre os dados, apenas um tempo necessário para a publicação.

De acordo com a atualização mais recente da Prefeitura de Teixeira de Freitas, foram 1.800 doses da vacina contra a covid-19 aplicadas até as 17 horas desta terça (02).

Até as 18h18, a Sesab informava que o Município recebeu 3.210 doses e aplicou 1.603, o que representa 49,9% do total.

Extremo Sul

Ainda de acordo com o painel do Estado, Teixeira ainda tem o quarto menor percentual do público-alvo vacinado no Extremo Sul, na frente de Jucuruçu (28,9%), Santa Cruz Cabrália (34,1%) e Porto Seguro (48,6%).

Ibirapuã e Itanhém estão com 100% das primeiras doses aplicadas. Cada um destes munícipios recebeu 105 e 515 doses respectivamente.

Toda a região soma 12.698 vacinados, ou, 56,1% do total de dose recebidas já aplicadas.

Comente!

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui