Porto Seguro: Prefeitura promove oficina de captação, doação e transplantes de órgãos

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

A Secretaria de Saúde de Porto Seguro realizou nesta segunda feira, 13/05, no auditório da Câmara de Vereadores, a I oficina de captação, doação e transplantes de órgãos,com a participação da Supervisora da Organização de procura por órgãos, Cláudia Menezes da Costa e da Coordenadora da Central Estadual de transplantes,enfermeira Carolina Sodré.

A oficina organizada pela Secretaria de Saúde em parceria com a coordenação estadual da Central de Captação e Doação de Órgãos do Estado teve objetivo de capacitar equipes de saúde da urgência e emergência, atenção básica, médicos, enfermeiros e agentes comunitários na sensibilização de pacientes e familiares sobre a importância da doação de órgãos.

A Secretária de Saúde, Edna Alves, participou da Oficina e expressou a importância em trazer ao município a abertura da organização do fluxo de doadores em Porto Seguro. “Somos sensíveis a luta pela vida, a luta incansável de pessoas que buscam um órgão para sobreviver.Esta é uma causa humanitária que precisa ser divulgada e difundida”, declarou.

Durante a oficina, foram abordadas questões como a legislação brasileira de transplantes,o diagnóstico de morte encefálica, processo de doação e transplante, o panorama de transplante na Bahia. Para a doutora Cláudia Menezes, Porto Seguro é uma região capaz de promover a ampliação de doações no país. “Eu acredito que Porto seguro tem a concreta possibilidade de fazer a diferença no Brasil, na ampliação dos potenciais doadores”, afirmou.

Ascom – Secretaria de Saúde

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui