Porto Seguro sediou o I Seminário Avanços e Desafios no Enfrentamento à Violência Sexual de Crianças e Adolescentes, realizado na segunda-feira, 25, no auditório do Senac. A iniciativa é do Instituto Childhood Brasil, em parceria com a Veracel, Stora Enzo e Instituto Tribos Jovens, e apoio do Ministério Público, Senac e das prefeituras de Porto Seguro, Eunápolis e Santa Cruz Cabrália. Durante o evento foi assinado o Termo de Parceria no projeto Proteção em Rede no Extremo Sul da Bahia, que propõe a execução de ações até o ano de 2016, com atividades voltadas ao enfrentamento e atenção à violência sexual de crianças e adolescentes.
Palestras
A coordenadora de desenvolvimento do Instituto Tribos Jovens, Iane Petrovich Gouvêa, que em 2006 deu início ao Projeto Território de Proteção na região, com a parceria do Unicef, Veracel, prefeituras e comunidades indígenas Pataxó, falou da importância desse trabalho. O Projeto Proteção em Rede no Extremo Sul da Bahia foi apresentado pela coordenadora de programas da Childhood Brasil, Gorete Vasconcelos.
A Conferência de Políticas Públicas, Sexualidade e Marco Conceitual da Violência Sexual contra Crianças e Adolescentes contou com a palestra do professor dos Programas de Pós-Graduação em Direitos Humanos e em Desenvolvimento Urbano da Universidade Federal do Pernambuco, Luís Del La Mora; do professor do departamento de Psicologia da Universidade Federal do Pernambuco, Sylvio Ferreira.
À tarde houve apresentação cultural do Projeto Musicart e as palestras da representante do Comitê Nacional e Estadual e CEDEC; Luciana Reis; de Rodrigo Nejm, que falou sobre o Abuso On-line; e do cacique Aruã, da Federação Indígena das Nações Pataxós e Tupinambá – Território de Proteção, que relatou as experiências pataxós. Representantes das três prefeituras também falaram as experiências locais.
Ascom da Prefeitura de Porto Seguro