Além da sede, todo o Litoral Sul de Porto Seguro está sendo fiscalizado a fim de que as medidas estabelecidas pelos decretos municipais, com o objetivo de evitar a pandemia pelo novo coronavírus, sejam cumpridas no município.
Nesta semana, a Fiscalização em Vias Públicas e a Guarda Municipal, ligadas à pasta de Trânsito e Serviços Públicos, estiveram em Trancoso. Foram inspecionados o Quadrado, centro, bairros e praias. Nesses locais, alguns comércios foram encontrados descumprindo o decreto, bem como, uma sorveteria na entrada do Quadrado. Esses estabelecimentos foram notificados e fechados pela equipe de fiscalização. Já nas praias, o superintendente de Fiscalização em Vias Públicas, Josedam Nicácio, diz que “não se encontrou barracas abertas, ambulantes e nem banhistas desobedecendo às medidas”.
Arraial d’Ajuda também está em monitoramento, com fiscalização feita pela Administração do Litoral, com apoio de agentes do Trânsito e da guarnição da Polícia Militar. Foram visitados os bairros, Praia de Pitinga, Condomínio Mar da Pitinga e pousadas. A equipe tem feito abordagens de conscientização sobre a importância de seguir as medidas de segurança no comércio, hotelaria, áreas praianas etc. Na tarde de quarta-feira, 10, o trabalho foi reforçado com a participação da equipe de Fiscalização de Vias Públicas, que percorreu centro e bairros, averiguando o cumprimento do decreto em lojas, restaurantes e hotéis.
Amanhã, 11, a equipe estará fazendo a inspeção em mais distritos e povoados, seguindo firme em todo o território, embora o município seja grande, diverso e com grande distância entre sede e distritos. “Estamos mobilizando os servidores da pasta para que consigamos vencer essa pandemia, seguindo os procedimentos de segurança e isolamento, recomendado pela OMS e estabelecidos pelo governo do Estado e decretos municipais”, explica o secretário de Trânsito e Serviços Públicos, Fábio Costa, citando que as diretrizes da prefeita, Cláudia Oliveira, tem sido a fiscalização constante em todos os locais do município, com visitas mesmo àquelas localidades mais distantes, a fim de proteger a população e juntos vencer essa doença que assola a todos.