A prefeita de Porto Seguro, Cláudia Oliveira, e o desembargador do TRE (Tribunal Regional Eleitoral) da Bahia, Dr. José Edivaldo Rocha Rotandano, assinaram na última sexta-feira, 19, na Câmara Municipal, um convênio para agilizar o serviço de recadastramento com biometria dos eleitores do município.
O evento contou com as presenças do prefeito de Cabrália, Agnelo Santos, do juiz de direito Rodrigo Bonatti, autoridades jurídicas, vereadores, secretários municipais, lideranças comunitárias, servidores, entre outros, que lotaram o auditório para este importante ato.
Importância do recadastramento
A prefeita Cláudia destacou a importância do momento para que toda a população se conscientize em fazer o recadastramento biométrico, inclusive quem é beneficiário de programas sociais pode ter o benefício bloqueado. “Ciente da dimensão desta ação, estamos empenhados e iremos ajudar integralmente com apoio logístico e pessoal. Agradeço a confiança do desembargador, que demonstra muito empenho em sua função”, afirmou a gestora.
O desembargador informou que apenas 13,22% dos eleitores do município já foram recadastrados, o que demonstra que ainda há muito a ser feito. “O prazo determinado pelo TSE para conclusão dos trabalhos é 19 de dezembro, sendo que os dados deverão ser enviados pelo juiz eleitoral é até 31 de janeiro de 2018. Por isso convoco a todos para esta grande causa em prol da terra mãe do Brasil e parabenizo a prefeita Cláudia pela disposição em colaborar”, disse o desembargador.
Biometria
O recadastramento eleitoral através da biometria vem tornar mais seguro o processo de votação eletrônica. O sistema adotado pela Justiça Eleitoral é preparado para identificar uma pessoa por meio da assinatura, impressões digitais e reconhecimento da face.
Em Porto Seguro, o recadastramento pode ser feito no Fórum Eleitoral, das 8h às 14h, e no SAC, das 8h às 13h, devendo ser levado documento original com foto e comprovante de residência. Em Cabrália, o serviço está disponível no SAC das 8h às 14h.