Prefeitura de Porto Seguro pede desculpas à classe médica; dra. Raissa admitiu “frases infelizes”

Prefeitura de Porto Seguro pede desculpas à classe médica; dra. Raissa admitiu "frases infelizes"
Vídeo da dra. Raissa divulgado pela Prefeitura de Porto Seguro gerou polêmica. Foto reprodução

Recentemente, um grupo de médicos de Porto Seguro divulgou nota para “manifestar veemente repúdio em decorrência do vídeo publicado nas redes sociais da Prefeitura Municipal de Porto Seguro no dia 29/06/2020, em que a médica em entrevista à Assessoria de Imprensa da prefeitura alegou:

‘médico, se você tem medo de Covid-19 fique em casa, tá bom?! Médico, se você tem medo de dar hidroxicloroquina pra Covid-19, fique em casa, ok?! Nós vamos te entender!’

Estamos atentos à expressões e atitudes dessa natureza e não toleraremos em nenhuma hipótese práticas que firam aos preceitos do Código de Ética Médica, à saber:

‘As relações do médico com os demais profissionais devem basear-se no respeito mútuo, na liberdade e na independência de cada um, buscando sempre o interesse e o bem-estar do paciente.’”, diz trecho da nota.

Após a divulgação do documento, a Prefeitura de Porto Seguro emitiu nota de esclarecimento – Pedido de desculpas à classe médica. No texto, “declara total apoio à categoria médica e demais servidores da saúde que atuam em todo Brasil e, especialmente em nosso município, pelo empenho e dedicação com que têm exercido sua principal missão: salvar vidas, principalmente no delicado momento de pandemia que atravessamos”.

Também lamenta a “declaração dada por uma médica do município em uma de nossas redes sociais em entrevista veiculada no último dia 30 de junho, que tinha como objetivo esclarecer dúvidas acerca do protocolo e da medicação adotados pelo município de Porto Seguro”.

Na oportunidade, a Prefeitura ressaltou que não corrobora “com a fala e repudiamos qualquer tipo de interferência nas condutas adotadas pelos médicos que têm total direito de exercer a profissão com autonomia, não sendo obrigados a prestar serviços que contrariem sua consciência ou que não desejem, cabendo a cada um deles zelar pelo perfeito desempenho ético da medicina e bom conceito da profissão”.

Veja nota na íntegra:

Prefeitura de Porto Seguro pede desculpas à classe médica; dra. Raissa admitiu "frases infelizes"

Dra. Raissa Soares faz vídeo se desculpando com os colegas médicos

Em resposta, a médica em questão, dra. Raissa Soares, publicou um vídeo em que declara ter, de fato, feito “declarações infelizes” e se desculpando com os colegas.

“Foram frases infelizes, inadequadas e desrespeitosas com o grupo médico. (…) eu queira aqui independente do que vai acontecer, do que temos pela frente, queria dizer a você, meu colega médico, me desculpe”, disse dra. Raissa.

 

 

2 COMENTÁRIOS

  1. A incompetência, a politização, a indiferença e a covardia de muitos médicos, tem sido a sentença de morte de muitas pessoas durante a pandemia da COVID-19. Luiz Marques

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui