A Prefeitura Municipal de Mucuri por meio da Secretaria Municipal de Saúde e do Hospital São José de Itabatã, realizou sete cirurgias urológicas gratuitas nesta última segunda-feira, dia 17 de abril. Os procedimentos incluíram RTU de próstata, vasectomia e postectomia, que são financiados com recursos próprios do município.
A RTU de próstata, ou ressecção transuretral, é um procedimento cirúrgico endoscópico indicado para o tratamento da hiperplasia benigna da próstata (HPB). Essa condição clínica é caracterizada pelo aumento volumétrico da glândula prostática, que, ao comprimir a uretra, gera sintomas miccionais. A HPB é comum em homens a partir dos 50 anos, faixa etária em que também é mais frequente o câncer de próstata.
O médico cirurgião Tarcísio Sanders foi responsável pelos procedimentos e destacou a rapidez das cirurgias de RTU de próstata. Os pacientes são admitidos no Hospital pela manhã e, em geral, já podem receber alta no dia seguinte.
Além da RTU de próstata, também foram realizadas cirurgias de vasectomia e postectomia. A vasectomia é um método contraceptivo cirúrgico que consiste na interrupção dos ductos deferentes no homem, impedindo a passagem dos espermatozoides e, consequentemente, a fertilização do óvulo.
Já a postectomia, conhecida também como circuncisão, é uma cirurgia que remove o prepúcio, pele que recobre a glande do pênis, comumente realizada por motivos religiosos, culturais ou de saúde, como no caso da fimose. O secretário Municipal de Saúde, o farmacêutico bioquímico Fernando Jardim, reforça a importância dos cuidados com a saúde do homem e atribui ao prefeito Roberto Carlos Figueiredo Costa, “Robertinho” (UB) todo o empenho em ofertar aos cidadãos mucurienses saúde de qualidade.
“A oferta de cirurgias gratuitas, pagas pelo município, é fundamental para melhorar a qualidade de vida dos nossos cidadãos. Procedimentos como a RTU de próstata, vasectomia e postectomia tratam problemas de saúde que afetam muitos homens. É preciso destacar o empenho e a preocupação do prefeito Robertinho com a qualidade dos serviços de saúde prestados aos munícipes, que tem sido essencial para viabilizar essas ações e garantir um atendimento ágil e eficiente”, enfatiza Fernando Jardim.
A parceria entre a Prefeitura de Mucuri e o Hospital São José de Itabatã reforça o compromisso do município em melhorar a qualidade de vida dos munícipes, oferecendo tratamento para problemas urológicos comuns em homens sem custos adicionais para os pacientes. Ações como essa reforçam a importância do investimento em saúde pública e da conscientização da população sobre a prevenção e tratamento de doenças.
O preço médio praticado pelas clínicas particulares gira em torno de R$ 12 mil por cada procedimento de RTU de próstata, o que impossibilita o cidadão assalariado de realizar o tratamento. Nesse sentido, seria importante que todos os municípios, a exemplo de Mucuri, tomassem para si a responsabilidade destes cuidados tão importantes para a saúde do homem.