Prefeitura de Mucuri e Embasa lançam obras de esgotamento sanitário no bairro Cidade Nova em Itabatã

Prefeitura de Mucuri e Embasa lançam obras de esgotamento sanitário no bairro Cidade Nova em Itabatã
Prefeitura de Mucuri e Embasa lançam obras de esgotamento sanitário no bairro Cidade Nova em Itabatã. Foto: Ascom

A Prefeitura Municipal de Mucuri em convênio com o Governo da Bahia, por meio da Empresa Baiana de Águas e Saneamento S/A. (Embasa), iniciou as obras de saneamento básico do bairro Cidade Nova, no distrito de Itabatã. Na companhia dos representantes da EMBASA, dos vereadores e dos operários da empresa executora, o prefeito Roberto Carlos Figueiredo ‘Robertinho’ (DEM) lançou na quarta-feira, 26 de maio, o início das obras da rede de esgotamento sanitário do Cidade Nova, que irá beneficiar diretamente 426 famílias das 15 vias públicas do bairro, entre avenidas e ruas.

Acompanhado do gerente regional da Embasa, o engenheiro Severino Evangelista; do gerente local da EMBASA, o biólogo Moabe Alves; da engenheira civil responsável pela obra, Letícia Cabral; do diretor municipal de obras em Itabatã, Pedro Lago; dos representantes da empresa executora Soares Dias Saneamento e Construção Ltda., e dos vereadores Ademar Amaral de Souza (PSB),  Roberto Silva dos Santos Júnior (DEM), Carlos de Jesus Brito, o “Carlinhos da Ótica” (REPU) e Edison Silva de Mattos, o “Sula” (PSC), o prefeito Robertinho lançou o início das obras de saneamento básico pelas ruas Peru e Canadá.

Prefeitura de Mucuri e Embasa lançam obras de esgotamento sanitário no bairro Cidade Nova em Itabatã

Conforme o prefeito Robertinho, esta é mais uma obra muito importante para o município de Mucuri. O saneamento básico que hora chega ao bairro Cidade Nova em Itabatã, segundo ele, além de proporcionar mais saúde e dignidade humana aos seus moradores, será conectado à rede coletora, que vai contribuir para a sustentabilidade ambiental da região, incrementando o desenvolvimento, gerando emprego imediato e trazendo mais renda para a população, além de melhorar a saúde pública por meio da redução de doenças e dos índices de mortalidade infantil.

“As obras vão beneficiar diretamente mais de 1.700 habitantes e compreenderão melhorias para os novos investimentos privados. Estamos cumprindo nosso compromisso com Itabatã, avançando na realização de obras que visam melhorar o saneamento no distrito. Estamos concluindo o sistema de abastecimento de água do bairro Caribe-II e agora estamos chegando com a rede de esgoto do Cidade Nova. Mesmo com a pandemia e as dificuldades que ela nos trouxe, a Prefeitura de Mucuri está viabilizando e investindo em empreendimentos necessários à elevação dos índices de cobertura de água e esgoto para a melhoria da qualidade de vida da população do município de Mucuri”, destaco u o prefeito Robertinho.

Prefeitura de Mucuri e Embasa lançam obras de esgotamento sanitário no bairro Cidade Nova em Itabatã

Em sua fala o prefeito Robertinho evidenciou uma preocupação muito grande de mostrar resultados na melhoria da qualidade de vida dos mucurienses, se comprometendo em buscar novos investimentos para a coleta e tratamento da rede de esgoto. Para ele, investir em saneamento básico é elevar a qualidade de vida da população. Onde cada real investido em rede de esgoto, são economizados R$ 5 na Saúde Pública. Robertinho informou ainda que está estabelecendo nova parceria com o Governo da Bahia para as obras de ampliação da Estação de Tratamento de Esgoto de Itabatã e também da continuidade nas ações de implantação do esgotamento sanitário, beneficiando na próxima etapa, o bairro Triângulo Leal.

O gerente regional da EMBASA, o engenheiro sanitarista e ambiental Severino Evangelista Neto, explicou que a obra perfaz-se um total de 6.006 metros, ou seja, aproximadamente 6 Km de intervenção. Este escopo primário, frente à 1ª leva dos serviços, correlacionados à Bacia F, irá atender a 426 famílias ou o mesmo que aproximadamente 1.704 pessoas do bairro Cidade Nova, em Itabatã.

Segundo o gerente regional Severino Neto, isso reflete positivamente no que diz respeito à melhoria da qualidade de vida e consequentemente na saúde pública. As obras tiveram início nesta quarta-feira, dia 26 de maio, com cronograma de entrega para 180 dias, com investimentos de R$ 2,1 milhões e irão beneficiar diretamente os moradores de todas as 15 avenidas e ruas do bairro.

Referente ao atendimento no bairro Cidade Nova, o gerente regional Severino Neto esclareceu que mediante a coleta e tratamento do esgoto sanitário, a EMBASA terá como escopo as conseguintes ruas: Avenida Brasil (1.330m); Rua Peru (764m); Rua Itália (700m); Rua Colômbia (602m); Rua Espanha (373m); Rua Cabo Verde (232m); Rua Bélgica (263m); Rua México (160m); Avenida Uruguai (523m); Rua Bolívia (425m); Rua Paraguai (349m); Avenida Costa Rica (281m); Rua Estados Unidos (281m); Rua Canadá (280m) e Avenida Argentina (143m).

Fonte: Teixeira Hoje

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui